
Em setembro do ano passado, a autarquia anunciou a criação desta plataforma que esteve em funcionamento interno, afirmando que se tratava de uma ferramenta “inovadora e pioneira em Portugal”.
Agora, em comunicado, a câmara liderada por Sérgio Humberto, revela que a “GO – Gestão de Ocorrências”, que serve para sinalização, levantamento e resolução rápida de ocorrências no território trofense, está aberta a todos os cidadãos trofenses.
Na nota, o presidente da câmara aponta que “a implementação de um projeto de ‘smart city’ [cidade inteligente] na Trofa engloba a adoção de uma governação participada e em rede”.
“[O objetivo é que] integre políticas urbanas que possibilitem a corresponsabilização e intervenção de diversos atores, apostando na rentabilização de recursos e na partilha de papéis, evitando duplicações e desperdícios e aproximando a governação pública aos cidadãos, reforçando a cidadania e a responsabilidade social de todos os envolvidos”, afirma Sérgio Humberto.
A câmara da Trofa explica que a plataforma é composta por uma aplicação móvel e módulos de gestão em ‘back-office’ que asseguram que todo o processo, desde o momento da comunicação da ocorrência à sua resolução, é desenvolvido no contexto da solução, assegurando uma permanente monitorização, bem como a comunicação final com o munícipe.
“Aqui, o Cidadão poderá registar/submeter ocorrências, consultar ocorrências enviadas, consultar ocorrências guardadas e ainda receber notificação quanto à resolução das ocorrências”, lê-se na descrição da plataforma.