O troço de 700 metros dos Passadiços do Paiva que ardeu em agosto do ano passado vai reabrir na quinta-feira, dia 13. “Ninguém se vai lembrar do incêndio”, diz o presidente da Câmara Municipal de Arouca, citado pela agência Lusa.
De acordo com o autarca, está já completa a recuperação daquela parte da infraestrutura, que disse estar totalmente rejuvenescida, “porque a paisagem em volta já recuperou e está a reflorescer”. O troço em causa liga a Praia do Areínho ao Vau, abrangendo a emblemática escadaria que o autarca aponta como a zona de maior declive técnico em todo o percurso pedonal de oito quilómetros ao longo das escarpas do rio Paiva, em direcção ao lugar de Espiunca. O incêndio implicou a proibição da circulação nos Passadiços numa extensão de quatro quilómetros, por não haver outro ponto de entrada mais próximo na encosta do rio, que é íngreme e à qual praticamente só se pode aceder por escalada.
O preço de acesso aos Passadiços do Paiva mantém-se em um euro por pessoa (grátis para crianças com menos de 12 anos) e obriga a marcação antecipada online na Central de Reservas dos Passadiços do Paiva.