PUB
CMPorto

Transportes no Norte do país? Nova rede de autocarros arranca já em abril

Transportes no Norte do país? Nova rede de autocarros arranca já em abril

A partir do dia 1 de abril, entra em funcionamento a nova rede de autocarros Mobiave, que abrangerá os concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão. A operar sob a gestão da empresa Transdev, este novo serviço contará com 90 linhas, 110 autocarros e cerca de 2.700 paragens, proporcionando uma oferta reforçada face ao sistema anterior.

De acordo com o Porto Canal, a concessão, adjudicada por um período de sete anos e com um investimento de 76,3 milhões de euros, foi atribuída à Transdev pela Associação de Municípios de Fins Específicos, criada pelos três municípios envolvidos.

Os utilizadores terão acesso a passes municipais pelo valor de 30 euros e passes gerais de 40 euros, válidos para deslocações dentro de toda a área abrangida. Além disso, será possível utilizar o sistema Andante nas ligações partilhadas entre Trofa e Famalicão, bem como entre Santo Tirso e Famalicão.

Uma das grandes inovações do serviço será a possibilidade de consultar, em tempo real, a localização dos autocarros através de um site e de uma aplicação móvel. Estas plataformas disponibilizarão mapas interativos, trajetos das linhas, localização de paragens e horários, facilitando a mobilidade dos passageiros.

Para a emissão dos novos títulos de transporte, os utilizadores deverão apresentar o passe atual e um documento de identificação. O processo de distribuição iniciou-se a 24 de fevereiro e decorre até 6 de março na Estação Rodoviária de Famalicão. O carregamento dos passes terá início a 22 de março, garantindo que os passageiros possam usufruir da nova rede logo no primeiro dia de abril.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Transdev irá ainda promover sessões de esclarecimento em diversas Juntas de Freguesia, sendo recomendado que os munícipes acompanhem as atualizações na página oficial da Mobiave no Facebook.

A entrada em funcionamento da Mobiave vem criar um cenário em que coexistem diferentes redes de transporte na região. A Unir, gerida pelos Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), opera na Área Metropolitana do Porto, enquanto a Ave Mobilidade abrange a Comunidade Intermunicipal do Ave, ambas servindo também os municípios da Trofa, Santo Tirso e Famalicão.

Esta proliferação de entidades de transporte tem gerado preocupações entre responsáveis da AMP. O presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, sublinha a necessidade de uniformizar a bilhética e integrar a gestão do sistema de transportes, defendendo que uma rede coesa e centralizada permitirá maior eficiência e coerência na mobilidade intermunicipal.

A Associação de Municípios da Mobiave foi formalizada em 2019, em simultâneo com o lançamento do concurso público para a rede Unir, sendo agora alvo de debate sobre o seu futuro e integração no sistema de transportes metropolitano.

Imagem: Facebook Mobiave
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3