PUB
Junta da Galiza

Transporte público é o melhor meio para aceder à celebração do Natal no Porto

Transporte público é o melhor meio para aceder à celebração do Natal no Porto

Este sábado, 1 de dezembro, a cidade entra em festa inaugurando as luzes de Natal, sendo o transporte público a maneira mais fácil para se deslocar até à zona da festa.

Com uma vasta programação preparada, cujo momento alto é a inauguração da iluminação de rua e da Árvore de Natal, às 18h, são aguardadas milhares de pessoas, pelo que, por razões de segurança, toda a zona estará sujeita a medidas especiais de circulação.

Refira-se que ao redor da Avenida dos Aliados será estabelecido um perímetro de segurança entre as 15h e as 20h, com formação de uma área interdita ao trânsito.

A acompanhar esta área interdita, forma-se outra mais abrangente, com trânsito condicionado e as condições de circulação a serem asseguradas e decididas pelas forças policiais.

Metro, STCP e CP vão reforçar os serviços, garantindo assim uma deslocação com maior rapidez, segurança e conforto.

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto irá praticar o horário normal de sábado e não o de feriado, que se traduz num maior número de viagens para as múltiplas linhas. Algumas delas vão ter os seus percursos e términos ligeiramente alterados, informação disponibilizada no site da empresa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quanto à Metro do Porto, também vai reforçar a oferta, de modo a ir ao encontro do aumento do número de passageiros. Haverá maior frequência nas linhas A, C, D e F e também no tronco comum entre as 14 e as 21 horas, mediante utilização de veículos duplos. Refira-se que as estações de metro servem quase todas as principais atrações natalícias espalhadas pela cidade.

Já a CP – Comboios de Portugal volta a disponibilizar um bilhete especial de ida e volta pelo valor de 2 euros por pessoa, nas deslocações realizadas durante o mês de dezembro aos fins de semana e feriados, nos comboios urbanos do Porto, comunicando também que haverá reforço de lugares nesses dias.

Mas há mais novidades. A modalidade “park and ride”, com validação do título de transporte Andante, será aplicada nos parques de estacionamento da Casa da Música (644 lugares), Campo Alegre (497 lugares) e Estádio do Dragão (850 lugares), onde será possível estacionar o carro por 0,95 euros, por um período de 12 horas, e apanhar metro ou um autocarro da STCP que circule até à Baixa do Porto.

O parque do Campo 24 de Agosto também irá disponibilizar 300 lugares de estacionamento à tarifa de 5 euros por um período de 12 horas, neste caso sem necessidade de validar o Andante, mas com pagamento obrigatório à chegada.

Nos parques de estacionamento localizados dentro do perímetro de segurança com interdição à circulação, só poderão entrar veículos até às 15h ou depois das 20h; dentro desse período, apenas será possível retirar as viaturas dos parques.

A plataforma Mytaxi disponibiliza este sábado quatro pontos de rebatimento (recolha e largada de passageiros) dentro do perímetro de segurança. São eles a Rua do Bonjardim, no cruzamento com a Rua de Guilherme da Costa Carvalho (“Cancela Velha”); Rua de Fernandes Tomás, junto ao número 936 (junto à entrada do parque de estacionamento da Trindade); Avenida de D. Afonso Henriques, no entroncamento com a Rua de Mouzinho da Silveira (“São Bento”); e Praça de Gomes Teixeira (“Leões”).

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem