
Nesta quarta-feira, foi aprovado por unanimidade em reunião do executivo municipal, uma proposta que visa disponibilizar transporte gratuito a estudantes a partir dos 13 anos a frequentar as escolas públicas, do ensino privado e cooperativo e às pessoas com mais de 60% de incapacidade.
Esta medida entrará em vigor no próximo ano letivo, 2021/2022. Irá abranger cerca de 3000 pessoas com incapacidade permanente igual ou superior a 60% e cerca de 800 estudantes de escolas privadas e cooperativas de Matosinhos, no distrito do Porto.
O objetivo, para além de contribuir para uma maior utilização dos transportes públicos pelos estudantes e dos seus familiares e pelos cidadãos portadores de doenças crónicas extremas, visa a diminuição da utilização de transporte individual nas deslocação de casa-escola, prevenindo assim congestionamentos.
Em 2019, a Câmara Municipal de Matosinhos, lançou esta medida mas apenas para alunos que frequentassem as escolas públicas do concelho. Em números, cerca de 2500 estudantes usufruíram dos transportes gratuitos.