
A Câmara Municipal do Porto vai solicitar à STCP Serviços a realização de um estudo sobre a procura potencial de um transporte público fluvial de passageiros que ligue as margens do rio Douro nos concelhos de Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia.
A proposta partiu do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, durante a reunião pública do Executivo realizada esta terça-feira, 20 de maio, na sequência de uma recomendação da CDU para retomar a ligação entre o Cais do Ouro (Porto) e o Cais da Afurada (Gaia), outrora assegurada pelo emblemático barco “Flor do Gás”.
A ligação fluvial, operada pela empresa Meninos do Douro desde os anos 60, foi descontinuada em novembro de 2020. “Foi uma pena, de facto, que tivesse deixado de operar”, reconheceu Rui Moreira, recordando que, em janeiro de 2022, já tinha assumido o compromisso de iniciar um diálogo técnico com o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. (via JN)
Na altura, ambos os municípios anunciaram ter obtido luz verde da tutela para lançar um procedimento conjunto para a travessia, com a possibilidade de o serviço ser operado pela STCP Serviços. No entanto, e perante a insistência da deputada municipal da CDU Joana Rodrigues, Moreira admitiu que nada avançou desde então, considerando agora a recomendação “muito útil”.
O autarca defendeu ainda que uma eventual ligação apenas entre Porto e Gaia seria “demasiado redutora” e sublinhou a importância de alargar o estudo à zona ribeirinha de Gondomar. “Alguns cais de acostagem já existem. A primeira coisa que deveria ser feita era um estudo de procura”, afirmou, sugerindo que a STCP Serviços seja encarregue da encomenda do estudo, que poderá posteriormente ser usado como base de argumentação junto da Área Metropolitana do Porto. (VIA JN)