
Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre uma solução para os problemas de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI). Tal como a VIVA noticiou recentemente, o primeiro-ministro Luís Montenegro deixou a garantia de que o Governo estava a trabalhar com os municípios do Grande Porto nesse sentido.
Entretanto, e de acordo com o Porto Canal, houve mesmo uma reunião na sede da Área Metropolitana do Porto, onde esteve presente o ministro das Infraestruturas. Neste encontro, foi apresentada a solução que poderá entrar em vigor nos próximos 6 meses.
Segundo Miguel Pinto Luz, a ideia consiste numa “redução drástica das portagens para provocar, com a elasticidade do preço, mudança de tráfego para a CREP”. Sabemos ainda que a intenção era aplicar a medida de forma gradual.
Adicionalmente, também ficamos a conhecer que o objetivo é tornar as portagens “tendencialmente gratuitas” para os veículos pesados. Desta maneira, o ministro das Infraestruturas acredita que o trânsito possa ser diluído pela VCI e a CREP.
Nas palavras de Miguel Pinto Luz, “a solução estava apresentada aos municípios e materializou-se hoje. O que hoje ficou aqui decidido é que o Governo irá encetar todos os esforços para, no prazo de quatro a cinco meses, implementar uma redução das tarifas das portagens tendencialmente gratuitas, tendencialmente gratuitas para todos os veículos pesados” (via Porto Canal).
Outra nota acrescentada pelo ministro informou que será criado um grupo de trabalho entre o Ministério das Infraestruturas, a Infraestruturas de Portugal e os municípios do Grande Porto. Este servirá para definir tudo o que são “medidas mitigadoras” dos problemas de trânsito da VCI.