A partir desta terça-feira, dia 3 de dezembro, entrará em funcionamento um novo arruamento na cidade do Porto. Ou seja, a Rua 25 de Novembro, que ligará a Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva à Rua da Igreja de Paranhos, que passa pela Rua Alfredo Allen no sentido nascente-poente.
Como refere a Câmara do Porto, é de prever que a abertura desta nova rua vá trazer mudanças significativas no trânsito que se sente na área, de forma a ajudar a reduzir os congestionamentos na zona da Asprela.
Entre as alterações previstas, está a introdução de sentido único na Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva, no trecho entre o Largo da Igreja de Paranhos e a Rua Alfredo Allen, agora no sentido poente-nascente. Esta medida permitirá reorganizar o trânsito local e criar novas vagas de estacionamento.
O objetivo principal da intervenção é melhorar o fluxo de veículos no acesso a vias importantes, como a VCI, de forma a aliviar o trânsito no centro da cidade. Além disso, o projeto traz benefícios para peões e ciclistas.
Isto porque, tal como refere a mesma fonte de informação, será implementado um corredor partilhado na Rua do Dr. Manuel Pereira da Silva, onde atualmente faltam passeios. Sendo assim, o objetivo passa por garantir mais segurança e conforto para a mobilidade a pé e de bicicleta.
Por fim, a cilcovia existente na Rua Alfredo Allen será prolongada até a Rua do Dr. Roberto Frias. A autarquia pretende, assim, promover deslocações mais sustentáveis e alinhadas com práticas de mobilidade amigas do ambiente.