
“Crise no Parque Eduardo VII” encerra o ciclo comemorativo dos 45 anos de existência da Comuna e assinala o início da programação para 2018 do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery.
Estreado na Broadway em 1985, onde fez 891 apresentações consecutivas, o texto de Herb Gardner centra-se nas histórias de dois velhos que passam os dias sentados no Central Park de Nova Iorque. “Transplantada para o lisboeta Parque Eduardo VII, a peça coloca lado a lado um porteiro reformado e um velho ex-comunista, vendo passar pedaços de uma cidade que vai esquecendo os seus idosos: Daniel, o presidente da Comissão de Condóminos; Clarisse, ex-toxicodependente, perseguida pelo traficante, que não quer o nome em saldo na praça pública; Diogo, o jovem que crava três notas para proteger os velhos de si próprios; e Catarina, a filha do ex-comunista, que quer pôr o pai num lar”, pode ler-se na nota enviada às redações.
“Quixotesca q.b., e também inconformista e metateatral”, a peça conta com a direção de João Mota e interpretações de Carlos Paulo, Hugo Franco, Maria Ana Filipe, Miguel Sermão, Gonçalo Botelho e Elsa Galvão. “Um sonho encenado no realismo da existência”, resume a histórica companhia lisboeta.