
Entre os dias 23 de maio e 15 de junho, as ruas da zona envolvente à Igreja do Bom Jesus de Matosinhos vão ser palco de mais uma romaria, visitada por milhares de visitantes que, todos os anos, fazem questão de provar a sua devoção ao Senhor de Matosinhos.
A autarquia local e a ANCIMA (Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos) prepararam, assim, um vasto programa para todos os gostos e idades, “preservando a tradição e o sentimento de fé que deram origem à celebração”. Entre as principais atrações da festa estão a Feira de Artesanato, a Feira da Louça, a Feira do Livro Municipal, os doces regionais, as farturas, o pão com chouriço, as bifanas, a sardinha assada, o caldo verde, os carrosséis, o fogo de bonecos e o fogo-de-artifício. Teatro, música popular e clássica, cinema, exposições, lançamento de livros, noites de fado, festivais de folclore, desfile de fanfarras e tunas académicas são outros ingredientes garantidos aos visitantes.
Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Matosinhos adiantou que, no feriado municipal, assinalado a 10 de junho, haverá a Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, na Igreja Matriz, a partir das 11h00, assim como a habitual sessão de fogo dos bonecos, no Parque 25 de Abril, pelas 19h00. Agendada para o dia 8 de junho está a Procissão do Senhor de Matosinhos, que movimenta muitos fiéis pelas principais artérias do centro da cidade, proporcionando um forte momento de emoção na chegada à praia, junto ao Monumento do Senhor do Padrão.