Santander Escolhas 1

Trabalhos inéditos de Aurélia de Souza em exposição no Porto

Trabalhos inéditos de Aurélia de Souza em exposição no Porto

A Galeria II da Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto) recebe até dia 10 de dezembro a exposição “Aurélia de Souza. Inéditos, a preto e branco”. Pela primeira vez são apresentadas ao público 69 ilustrações que a artista realizou para a revista Portugália, em 1899.

Segundo o portal de noticias da autarquia portuense, nas ilustrações “que compõem a exposição encontra-se a representação de animais, domésticos ou imaginados, cenas do quotidiano rural e alguns apontamentos religiosos que remetem para a música”.

As figuras com algum destaque na sociedade (como o soldado), estão também presentes, assim como “aquelas que são alvo de chacota (como o engenheiro das estradas)”.

Além dos trabalhos de Aurélia de Souza, “até agora preservados no arquivo do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), os visitantes poderão ainda observar cerca de 30 peças de Figurado de Barcelos, provenientes de uma recente doação ao museu, que também se expõe pela primeira vez”.

Habitualmente referidas pelos investigadores, as ilustrações do figurado de Barcelos (designado como “olaria do Prado”) produzidas pela artista portuense, e pela irmã Sofia, no final do século XIX, são um exemplo da atividade de Aurélia de Souza enquanto ilustradora.

A exposição, de entrada livre, está patente ao público até dia 10 de dezembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h às 18h. Está encerrada aos domingos e feriados.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli