PUB
Recheio 2024 Institucional

Trabalhos inéditos de Aurélia de Souza em exposição no Porto

Trabalhos inéditos de Aurélia de Souza em exposição no Porto

A Galeria II da Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto) recebe até dia 10 de dezembro a exposição “Aurélia de Souza. Inéditos, a preto e branco”. Pela primeira vez são apresentadas ao público 69 ilustrações que a artista realizou para a revista Portugália, em 1899.

Segundo o portal de noticias da autarquia portuense, nas ilustrações “que compõem a exposição encontra-se a representação de animais, domésticos ou imaginados, cenas do quotidiano rural e alguns apontamentos religiosos que remetem para a música”.

As figuras com algum destaque na sociedade (como o soldado), estão também presentes, assim como “aquelas que são alvo de chacota (como o engenheiro das estradas)”.

Além dos trabalhos de Aurélia de Souza, “até agora preservados no arquivo do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), os visitantes poderão ainda observar cerca de 30 peças de Figurado de Barcelos, provenientes de uma recente doação ao museu, que também se expõe pela primeira vez”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Habitualmente referidas pelos investigadores, as ilustrações do figurado de Barcelos (designado como “olaria do Prado”) produzidas pela artista portuense, e pela irmã Sofia, no final do século XIX, são um exemplo da atividade de Aurélia de Souza enquanto ilustradora.

A exposição, de entrada livre, está patente ao público até dia 10 de dezembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h às 18h. Está encerrada aos domingos e feriados.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem