Intitula-se “Jun Kai Oxi Paj Ch’ab’el”, em português “Umas duas, três, panelas de palavras”, e inaugura esta sexta-feira, 23 de agosto, pelas 21h00, na Galeria do Sol, onde estará em exposição até ao dia 31.
De acordo com a Câmara Municipal do Porto, a mostra apresenta alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo artista visual guatemalteco Edgar Calel durante a residência artística de dois meses na Rua do Sol.
“A expressão [Jun Kai Oxi Paj Ch’ab’el] tem origem num dos muitos idiomas falados na Guatemala e é o equivalente ao pedir a palavra, que é o que pede Edgar Calel: um pouco de atenção ao espectador para partilhar outros tempos, outras medidas que se inscrevem e continuam a medir nos tempos contemporâneos.”
Edgar Calel nasceu em 1987, em San Juan Comalapa, e o seu trabalho artístico “é uma procura permanente de tradução da cosmovisão Maya Kaqchiquel” (cultura à qual pertence) para as linguagens contemporâneas. Trabalha, essencialmente, com temas relacionados com as práticas indígenas da sua comunidade, a espiritualidade maya, os rituais, a identidade e a migração.
De referir que este é um dos seis projetos já apoiados pelo programa InResidence do município do Porto. Pode ser visitado de segunda-feira a sábado, entre as 14 e as 18 horas.
Foto: DR (CM Porto)