
Ao longo de cerca de 100 páginas, o novo guia turístico dá a conhecer 80 aldeias de Portugal e revela aqueles espaços rurais como um “produto turístico único e inimitável”, “personalizado” e que valoriza a “hospitalidade”, “lazer” e “tradições”, refere o comunicado do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).
Para o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal TPNP, Melchior Moreira, “este projeto é uma excelente aposta para combater a sazonalidade, aumentar a estada média e trazer valor acrescentado aos nossos parceiros públicos e privados, com a dinamização da economia local”.
Já Ana Paula Xavier, da Associação de Turismo da Aldeia (ATA), considera que as aldeias da região Norte apresentam locais “de uma beleza paisagística e riqueza arquitetónica memoráveis”.
“Ao longo dos últimos dez anos, temos promovido um esforço importante no desenvolvimento integrado e sustentado do turismo nos territórios rurais, na valorização de recursos e produtos locais e na preservação da cultura e do património do mundo rural”, assinala a responsável.