Junta da Galiza

Futebol Feminino

Futebol Feminino

3_torneioTal como contou à Viva João Alves, um dos elementos da organização, o evento surgiu do desejo de “fazer algo inovador” que escapasse ao tradicional torneio para menores e apenas vocacionado para futebol masculino. “Consideramos que a participação das mulheres no desporto deve ser mais valorizada. (…) Se temos os melhores do mundo a nível masculino, por que não ter as melhores do mundo também?”, questionou o jovem. Assim, com as inscrições preenchidas na totalidade, a empresa lançou a primeira edição do Torneio de Futebol Mapfre-Seguros – Escolas de Portugal 2011, aberto a rapazes e raparigas.

O primeiro dia da iniciativa, que se realizou a 8 de março, no estádio municipal da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, reuniu 11 equipas femininas e sete masculinas numa maratona de 15 jogos. No entanto, para a segunda fase do torneio, que se vai realizar nos dias 24 e 25 de Abril, estão já inscritas mais seis equipas. Para João Alves, apesar de ainda estar a dar os primeiros passos, o projeto já regista um “balanço positivo”. “Obtivemos o máximo de inscrições para este torneio (…), os participantes gostaram da organização e do formato” da prova e “tencionam integrar mais atividades e eventos realizados por nós”, afirmou o jovem com satisfação, esclarecendo que a “Montra de Talentos” é uma entidade empenhada na organização de torneios de futebol a nível nacional, campos de férias, treinos personalizados de ginásio e outras ações desportivas.

4_torneioTorneio contagia Viseu em abril

Com o objetivo de dinamizar ao máximo o futebol feminino a nível nacional, os organizadores do Torneio de Futebol Mapfre-Seguros já conseguiram que a prova chegue a Viseu nos dias 16 e 17 de abril. “Queremos superar o primeiro dia em todos os pontos”, confessou João Alves, em declarações à Viva.

Além da segunda fase do torneio, já agendada também em Gaia, os jovens pretendem ainda estender o evento desportivo a Guimarães e Braga. “No futuro, tudo dependerá das câmaras interessadas em nos apoiar. Mas o nosso objetivo é atingir o norte de Portugal já em 2011. Temos equipas inscritas do Grande Porto, Minho e do interior norte do país”, salientou. A intenção da “Montra de Talentos” é, assim, proporcionar “atividades únicas e inovadoras” em várias cidades portuguesas.

Jogadoras da Seleção Nacional associam-se ao evento

As jogadoras Carla Couto e Edite Fernandes e a selecionadora nacional Mónica Jorge aceitaram juntar-se aos jovens como madrinhas 1_torneiodo projeto, apoio que João Alves afirma ter sido “fundamental” para a concretização das ações desportivas.

Antes de arrancar com a iniciativa propriamente dita, a equipa organizadora procurou, então, “encontrar pessoas credíveis e com algum peso na modalidade”, de modo a reforçar a meta de apoiar o futebol feminino. Por outro lado, a escolha de algumas jogadoras da seleção serviu também de incentivo à participação dos jovens, que nutrem uma grande admiração pelas desportistas.

“Entrámos em contacto com a Carla Couto, a Edite Fernandes e a selecionadora nacional Mónica Jorge que, após analisarem o projeto, aceitaram, com grande simpatia e disponibilidade, ajudar no torneio”, contou João Alves, referindo “a imensa paixão” com que as jogadoras trabalham no dia-a-dia. O jovem confessou ainda que a participação das três madrinhas representou “um sonho tornado realidade”, não só para a organização, mas também para as apaixonadas pelo futebol, que encontraram no torneio um incentivo para não deixarem as chuteiras na prateleira.

Mariana Albuquerque

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal