PUB
CIN - Branco Perfeito

TNSJ “enche-se” de ‘Alma’ para receber um auto de Gil Vicente

TNSJ “enche-se” de ‘Alma’ para receber um auto de Gil Vicente

Alma” e “Castro”. São estes os espetáculos – ambos produções próprias –  que dão o mote para as atividades promovidas pelo Teatro Nacional São João (TNSJ) até ao próximo domingo, dia 24 de maio.

A partir de Gil Vicente e com encenação de Nuno Carinhas, “Alma” vai transportar o público para um “espetáculo plasticamente intenso, atravessado por reminiscências pictóricas, e que perfaz um arco que vai do sagrado ao profano”, adianta o TNSJ em comunicado enviado à VIVA!.

Já com base em “Castro”,o ator Rodrigo Santos vai orientar uma oficina que tem como objetivo explorar a técnica de “Clown”, partindo da sua personagem na peça.

As atividades estarão disponíveis no site, nas redes sociais Facebook e Instagram e no Vimeo do São João assim como na plataforma Zoom.

A luz do canto de Gil Vicente

Depois de ter sido o tema central de uma conversa digital íntima, mas aberta a todos, “Alma” “sobe agora ao palco” às 22h00 desta sexta-feira no site, no Vimeo e no Facebook e Instagram do São João, onde ficará disponível para visualização até domingo, 24 de maio.

O espetáculo, que estreou em 2012, conta com a dramaturgia de Nuno Carinhas e Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ, e parte de um dos autos menos representados do universo de Gil Vicente: “Auto da Alma”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Através de um teatro da vida humana, a peça propõe uma viagem com avanços e recuos, obstáculos e desvios numa disputa entre o Anjo e o Diabo.

Clown vs. D. Pedro de Castro

Integrando o elenco “quase residente” do São João, Rodrigo Santos é o ator responsável por dar vida a D. Pedro, umas das personagens principais de “Castro. É a partir do trabalho que desenvolveu para essa personagem que o ator vai orientar a oficina “Clown”, explorando a essência do processo teatral através desta técnica.

As características do clownesco e a linguagem da tragédia clássica do poeta António Ferreira – universos à partida distantes – estão em destaque, desde segunda-feira, no Zoom.

A oficina, aberta ao público em geral, mas destinada especialmente a atores e profissionais do espetáculo, decorre até quinta-feira.

Os interessados devem efetuar aqui a sua inscrição.

Foto: TUNA

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem