PUB
Pingo Doce2 até 30/01

TNSJ celebra Dia Mundial do Livro com Herberto Helder e Raul Brandão

O Teatro Nacional São João (TNSJ) assinala no próximo domingo, dia 23 de abril, a partir das 14h30, na Sala de Vidro do Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, o Dia Mundial do Livro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Antecipando a última récita de “E-nxada” – espetáculo em cena no TeCA, que remete para a ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo –, o TNSJ propõe uma leitura partilhada de “Húmus” de Herberto Helder, bem como de excertos da obra homónima e original de Raul Brandão.
A iniciativa, que, segundo comunicado, “explora a relação dualista destes autores presentes no Plano Nacional de Leitura, será partilhada por Ana Mafalda Pereira, Nuno M Cardoso e Rita Pinheiro”. Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura, marcará presença na sessão que é aberta ao público em geral.

O imaginário rural a partir de um ponto de vista urbano
Com direção artística e conceção plástica de Vasco Gomes e Julieta Guimarães, “E-nxada” é uma investigação artística, dirigida a todos os públicos, sobre os dualismos rural/urbano e passado/presente, que “reflete o que fomos e o que somos”.
O conceito do espetáculo parte da ferramenta ancestral – a enxada, enquanto o símbolo de trabalho primário –  e junta, num contraponto irónico, objetos do nosso eletrónico quotidiano.
O espetáculo, que resulta de uma coprodução com o TNSJ, parte do encontro entre duas estruturas de contextos sociais, económicos e políticos distintos: a Erva Daninha, companhia de teatro/circo da cidade do Porto, e a Binaural/Nodar, uma estrutura de São Pedro do Sul, cujo trabalho incide sobre o experimental em contexto rural.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2