Philips

TNSJ apresenta “A Boda”

TNSJ apresenta “A Boda”

Escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, a peça encenada por Ricardo Aibéo é um espetáculo de comédia, mas, também, uma crítica sobre as relações atuais. “A Boda” sobe ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), de 30 de maio a 8 de junho.

“É no conforto, na comodidade, no nosso pequenino espaço que devemos investir o nosso suor?” Esta é a pergunta que Ricardo Aibéo pretende ver respondida neste espetáculo. Peça de um ato, representativa do período do pós-Primeira Guerra Mundial, “A Boda” não tem história, mas destrói gradualmente o núcleo familiar, assim como as próprias relações entre as personagens.

O noivo constrói a mobília para a casa com todo o seu amor, mas, durante a cerimónia, e à medida que o enredo avança, os móveis desmoronam-se. As personagens assumem papéis que, ao longo da peça, vão deixando cair – como se fossem desmascaradas.

“A Boda” critica assim o tempo moderno das redes sociais e as relações vazias.

O sentido de humor de Bertolt Brecht ao longo do espetáculo é, como o próprio encenador admite, “cruel e impiedoso, porque põe a rir, sentadas na plateia, não mais do que as mesmíssimas criaturas expostas no palco”.

“A Boda” é uma coprodução entre o Centro Cultural de Belém e o Teatro Nacional São João. A peça pode ser vista às quartas-feiras e sábados, às 19h; quintas e sextas-feiras, às 21h; e domingo, às 16h.

Foto: Bruno Simão

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes