PUB
Recheio 2024 Institucional

Título Andante poderá abranger maior número de privados já no verão

Título Andante poderá abranger maior número de privados já no verão

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A comissão executiva do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) afirmou esta sexta-feira acreditar ser possível que mais de duas dezenas de linhas de operadores privados de transporte público entrem no Andante “ainda antes do verão”.

O anúncio foi feito por Avelino Oliveira, membro da comissão executiva, em reunião ordinária dos autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), no âmbito da aprovação da minuta de um protocolo a estabelecer com o TIP (Transportes Intermodais do Porto, ACE).
O presidente do CmP, Hermínio Loureiro, afirmou que, através deste protocolo, será possível “alargar o zonamento do Andante”, ou seja, fazer com que este título único de transporte chegue “a mais zonas” e a “mais operadores”.
“O Andante é um instrumento fundamental do ponto de vista da mobilidade para os operadores, mas fundamentalmente para os utilizadores”, sustentou Hermínio Loureiro, para quem este alargamento a toda a AMP “é fundamental para fomentar o uso do transporte público” junto das populações e assim atingir o “objetivo muito ambicioso na área da mobilidade que é a descarbonização dos espaços territoriais”.
Este protocolo visa conferir à AMP a transferência de funções e recursos do TIP, associadas ao exercício das funções da extinta Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto.
De acordo com o documento, que ainda será validado pelo TIP, a AMP ficará responsável pela “definição dos títulos de transporte a disponibilizar no serviço público de transporte de passageiros” e a “definição, aplicação e fiscalização dos critérios de adesão dos operadores ao Andante, bem como das situações de eventuais exclusões”, entre outras responsabilidades.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz