O guindaste Titan do Porto de Leixões, em Matosinhos, é inaugurado esta quinta feira, após ter sido recuperado num investimento de dois milhões de euros.
A cargo das Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), o Titan, uma peça única de arqueologia industrial construída em 1888, tem como principal função suportar a construção do Porto de Leixões.
“Vamos devolver a Matosinhos e a todo o seu litoral aquela que é uma memória paisagística da nossa costa”, refere Nuno Araújo, administrador da APDL, sobre o guindaste, único em todo o mundo, com a capacidade de levantar 50 toneladas de pedra.
O valor patrimonial do Titan é “inegável” e, por isso, será visitável por todos num percurso que se pretende que integre os passeios das famílias, as visitas das escolas e as rotas dos turistas, sublinhou, na ocasião.
No decorrer das obras, as pessoas puderam assistir a todo o processo através da página de Facebook “Titan — o Renascer”, criada em exclusivo para o projeto de restauro.
Fotografia: Leça-Palmeira.com