Santander Escolhas 2

The Door

The Door

Com apenas três meses «de casa», o The Door é dos mais recentes estabelecimentos a juntar-se à variada oferta gastronómica na cidade do Porto. A ideia de abrir um espaço próprio surgiu há vários anos, mas foi em 2022 que tudo se alinhou para Afonso Mota concretizar esse objetivo.

Foi em Miami que conheceu o chef de cozinha argentino e o convidou para fazer parte do seu projeto. “O Patrício acaba por se desdobrar e, além de cozinhar, vai às mesas e explica os pratos”, conta-nos o responsável.

No The Door, Afonso Mota não quer apenas servir refeições, mas sim proporcionar uma experiência: “faço questão de explicar a carta de A a Z a todas as pessoas que se sentam no restaurante. Por mais que estejamos ocupados explico sempre o que fazemos, como fazemos e os ingredientes, para que as pessoas saibam exatamente o que escolher e o que acham que se adequa melhor aos seus gostos”.

“Toda a gente aqui é bem vinda, somos um espaço criado para todos e, no fundo, queremos que as pessoas venham, desfrutem e passem um bom momento”, sublinha, acrescentando que aquilo que distingue o estabelecimento é a “qualidade do serviço”.

Na carta do The Door os visitantes terão como opções as tábuas de presuntos e enchidos, as de queijos ou só mistas: “temos uma vitrine de 1,80 metros com queijos, presuntos e enchidos vindos de Espanha, Itália e Portugal”.

Carpaccio de black angus, chouriço assado com vinho do porto, hummus de beterraba, focaccia de rosbife ou bacalhau, preguinho, milho assado, batatas noisette e wrap de frango, são algumas das iguarias que é possível provar.

Para «adoçar a boca» a carta contempla ainda quatro sobremesas: brownies de chocolate, sandwich de caramelo, puré de pêra bêbeda com flambé de rum e o copinho de fruta.
No total são 20 pratos e o que os clientes mais costumam pedir é o carpaccio de black angus, o camembert com alho e ervas, o chouriço assado, as empanadas argentinas e os sliders de alheira.

Afonso Mota revela que neste estabelecimento também é possível experimentar cocktails e diferentes vinhos de produção biológica. “Tentamos apoiar outros pequenos negócios, temos cuidado com os produtos que selecionamos e da maneira como tudo é produzido”, frisa.

Quanto ao nome, «The Door» “é literalmente a porta para o nosso mundo”, conta o proprietário, referindo que o facto de ser em inglês tem que ver com a facilidade de se “encontrar e relacionar”
Referir que espaço tem a capacidade de 30 lugares, incluindo já a esplanada.

Horário de funcionamento: Segunda e de quarta a sexta-feira das 19h00 às 00h00, sábado e domingo das 12h00 às 15h00 das 19h00 às 00h00.

The Door
Rua das Taipas 94, Porto
Contacto 910 573 099

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal