O Norte do país vai receber, em dias seguidos, os The Cinematic Orchestra. O conjunto musical britânico vai atuar na cidade de Guimarães, a 28 de outubro, sábado. Algumas horas depois, no domingo (29), a banda “desce” alguns quilómetros em direção ao Porto, sendo que na segunda-feira (30), continua a descida, desta vez, até Lisboa.
A banda britânica é conhecida por vários temas que se tornaram autênticos hinos musicais, tal como “To Build a Home”, que é o maior hit dos The Cinematic Orchestra, contando já com centenas de milhões de reproduções, entre as várias plataformas digitais. Para além do tema em questão, poderá, eventualmente, já ter ouvido temas como Arrival of the Birds, Transformation, entre muitas outras.
Recorde-se a título de curiosidade que, em 2001, um dos elementos da banda, Jason Swinscoe, foi desafiado a criar banda sonora para um filme mudo, chamado “Man with a Movie Camera”, de Dziga Vertov. Depois de ter criado a trilha sonora, acabou por apresentá-la na cidade do Porto, no Coliseu mais concretamente. No fim do espetáculo, recebeu, juntamente com o grupo musical, uma “onda” de amor que é tão característica das gentes do Norte, que só “terminou com a ovação de 3.500 pessoas de pé”, tal como é referido na sinopse do evento”.
Desde então, a ligação a Portugal tem sido sempre fortalecida, sendo que, agora, os The Cinematic Orchestra preparam-se para voltar a um país que sempre os fez sentir acolhidos como se a ele pertencessem.
O concerto de dia 28 de outubro (sábado), em Guimarães, vai acontecer no Centro Cultural Vila Flor, pelas 21h30. Já o concerto na cidade Invicta será no dia seguinte, 29 de outubro (domingo) e arranca meia hora mais cedo, pelas 21h, na Casa da Música.
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais.
Foto: Discogs