Junta da Galiza

TGV vai ligar Porto-Lisboa em pouco mais de uma hora

TGV vai ligar Porto-Lisboa em pouco mais de uma hora

A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa, que pretende ligar as duas principais cidades do país em uma hora e 15 minutos, não terá paragens e será construída em três fases. As informações foram avançadas esta manhã pela Infraestruturas de Portugal (IP), numa apresentação do projeto, que decorreu em Campanhã.

“Esta linha estará totalmente integrada com o resto da rede ferroviária nacional. As cidades [do Porto e de Lisboa] serão servidas nas estações centrais”, adiantou Carlos Fernandes, do Conselho de Administração da IP.

O responsável revelou também que a nova linha de alta velocidade terá via dupla e irá ligar o Porto e Lisboa em uma hora e 15 minutos. A construção está dividida em três fases, estando a primeira, o troço entre Porto e Soure, prevista concluir até 2028.

No “troço mais congestionado da Linha do Norte”, afirma Carlos Fernandes, o tempo de percurso estimado será de uma hora e 59 minutos. Já o segundo troço, entre Soure e Carregado, que deverá estar concluído até 2030, irá diminuir o tempo de percurso para uma hora e 19 minutos.

A terceira fase, entre Carregado e Lisboa, “será construída mais tarde”, frisou, e irá permitir atingir a duração final de uma hora e 15 minutos de toda a ligação.

Carlos Fernandes assegurou, ainda, que estão previstas “múltiplas ligações” entre a linha de alta velocidade e o resto da rede ferroviária.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal