
O Terminal de cruzeiros de Leixões vai servir de mote para o novo espetáculo que junta a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) e os alunos de quatro escolas do concelho. Com maresia e voos de gaivota, “Velocidade de Cruzeiro” resulta da quinta edição do projeto Grande Pesca Sonora e sobe ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery no sábado, 26 de maio, para dois espetáculos.
Alunos da Escola Secundária Augusto Gomes, da Escola Secundária Gonçalves Zarco, do Jardim Escola João de Deus e da Escola de Música Óscar da Silva, com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos, participaram neste projeto do serviço educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) e da Câmara Municipal de Matosinhos.
O espetáculo juntá-los-á no palco do Constantino Nery aos músicos da OJM, após um longo trabalho de criação e performance musical, artes visuais, oficina literária e de movimento.
A dinâmica imposta à cidade pelo Porto de Leixões, e mais concretamente pelo Terminal de Cruzeiros, “serviu de inspiração ao trabalho desenvolvido pelos alunos sob orientação da OJM. O labor criativo contou ainda com um filme realizado por João Canijo, com música do pianista Mário Laginha”, revela nota da autarquia.
A entrada é livre até ao limite da lotação do teatro.
Recorde-se que, nos anos anteriores, a Grande Pesca Sonora teve como temas “Pregões e Padrões”, “Missão ao Fundo do Mar” e “Plantas, Plantas com Música”, associando sempre a oficina criativa proposta aos alunos a temáticas relacionadas com a história e o património material e imaterial de Matosinhos.