Santander Escolhas 1

Terminal de Campanhã regista quase meio milhão de passageiros

Terminal de Campanhã regista quase meio milhão de passageiros

O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) já registou perto de meio milhão de passageiros desde a sua abertura, a 20 de julho. Passados três meses a STCP reconheceu que este foi um período de “aprendizagem”.

Citada pelo portal de notícias da Câmara do Porto, a gerente da STCP Serviços, Teresa Stanislau, afirmou que os números “correspondem às expectativas”.

“Está dentro daquilo que nós esperávamos. Foram três meses de aprendizagem para todos. Para nós, que gerimos o terminal. Para os operadores, e para os próprios clientes. É um processo de habituação para todos, porque é um terminal que funciona de forma completamente diferente dos outros”, admitiu.

A gerente da STCP Serviços explicou que o TIC é como um “aeroporto para autocarros”, não existindo “cais dedicados”. “Os operadores têm de aprender a funcionar neste sistema, tudo isto é otimizado. Até tem sido uma aprendizagem bastante rápida, apesar de existir ainda alguma coisa para corrigir”, referiu.

A mudança foi benéfica também para os passageiros, considera Teresa Stanislau. “Aquilo que nos vão dizendo é que gostam do edifício. Todos se sentem confortáveis e dizem que tiveram uma melhoria em relação às condições que tinham. Referem as casas de banho, a limpeza”.

“Sentimos que é necessária alguma informação extra de encaminhamento”, disse, acrescentando que existem “algumas queixas, mas sobretudo de serviços de autocarro, não tanto do edifício em si.”

Por outro lado, o TIC também um efeito positivo na ambição da autarquia portuense atingir a neutralidade carbónica até 2030. “Estamos a conseguir tirar centenas de autocarros da cidade. Em termos de emissões, claro que isso se reflete no imediato, e mais ainda quando temos uma cobertura verde e um parque deste tamanho”.

A responsável frisou ainda que as perspetivas são animadoras: “Temos vários pedidos, que estão a ser analisados, de novas linhas. Até ao final do ano vamos ver um crescimento exponencial da procura deste terminal”.

Foto: Filipa Brito

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal