PUB
Cin

TEP: Vem aí a Nau!

TEP: Vem aí a Nau!

Nau! refere-se ao novo projeto do TEP – Teatro Experimental do Porto que o programa municipal Cultura em Expansão lança já este sábado. Trata-se de uma instalação que questiona o episódio histórico de Fernão de Magalhães através de performance, conferências e concertos, na Praia do Homem do Leme, na Foz, aos fins de semana entre 7 e 29 de julho.

Refira-se que este projeto, em coprodução com a Câmara do Porto, vem lançar perguntas sobre esse episódio da História.

Com direção artística e conceção de Gonçalo Amorim, Nau! é uma instalação que utiliza um contentor marítimo como simulacro, um dispositivo imersivo que procura, também, a emersão: o espectador intervém no espaço, trazendo à tona o avesso do discurso historiográfico da circum-navegação.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O exterior da instalação serve igualmente de espaço de encontro, de discussão e problematização públicas do colonialismo e da historiografia, convocando conferências e performances abertas a todos.

De entrada livre, a instalação da Nau! estará patente entre as 11h e as 22h. As atividades paralelas, que acontecem das 19h às 21h30, começam no sábado com o concerto do Grupo de Batuques Finka-Pé, que traz as memórias das viagens marítimas com o batuque – um dos géneros mais representativos do património musical da ilha de Santiago.

No domingo, dia 8, a Nau! apresenta a conferência “Ver Com um Olho”, de Elísio Macamo. O título é em referência ao grande poeta português, Luís de Camões.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2