No próximo sábado, o palco do grande auditório do Rivoli Teatro Municipal vai acolher a estreia nacional de “Teorema”, espetáculo que envolve a participação de 12 skaters, numa encenação de John Romão a partir da obra homónima do italiano Pier Paolo Pasolini.
Ao longo da peça, um grupo de nove skaters locais contracena com três “skaters/performers” e com o próprio encenador, salientando-se também a presença, em palco, de um acordeonista, cuja música se cruza com a amplificação dos skates. Segundo explicou John Romão, “Teorema” cria “uma relação com o texto e com o filme”, mas também com a própria atualidade, sendo que, para o encenador, a concretização da peça não teria sido possível sem conhecer o “final trágico” do realizador italiano, morto em 1975 em circunstâncias ainda hoje questionadas. Na origem da escolha de skaters para a peça – sublinhou Romão – está o facto de serem “exibicionistas por natureza”, despertando a atenção das pessoas.
Após a estreia na cidade Invicta, o trabalho seguirá para o São Luiz, em Lisboa, a 27 e 28 de novembro, para o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a 28 de fevereiro do próximo ano, e para o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, em Avilés, Espanha, em abril.