O tempo tem estado bastante adverso e, na tarde desta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, promete piorar. O aviso foi dado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto, que refere que a meteorologia vai-se agravar, por causa da Depressão Leonardo.
Esta traz ainda mais chuva, mantendo-se a possibilidade alta de ocorrência de cheias em zonas ribeirinhas, particularmente. Note-se que, tal como a VIVA noticiou recentemente, a Capitania do Douro alertou para uma subida do nível das águas, no Porto.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto está sob alerta amarelo até às 18h de quinta-feira, dia 5. Preveem-se alguns períodos de chuva ou aguaceiros fortes. O vento também merece alerta amarelo, com rajadas até 90 km/h, das 3 às 15h de quinta-feira.
Em termos de agitação marítima, encontram-se ativos os alertas amarelo e laranja, sendo que as ondas deverão ter altura entre os 5 e os 6 metros, podendo chegar a um máximo de 13 metros (via CM Porto).
Como é habitual em situações semelhantes, foi interrompida a circulação na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, até às 6h do dia 7, sábado. Tudo voltará ao normal assim que as condições do mar o permitam.
A Proteção Civil Municipal deixou alguns avisos à população, que estão citados em baixo. Entre estes:
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e reforçando a atenção em vias com possível acumulação de água;
- Evitar atravessar zonas inundadas, prevenindo o arrastamento de pessoas ou viaturas;
- Proceder à desobstrução de sistemas de escoamento de águas pluviais (bueiros, algerozes e caleiras);
- Respeitar os perímetros de segurança na orla costeira e os acessos aos molhes e praias, em especial nas Avenidas de Dom Carlos I, Brasil e Montevideu, ou outros que venham a ser implementados;
- Evitar circular ou estacionar em zonas arborizadas, devido ao risco de queda de ramos ou árvores;
- Não estacionar viaturas junto à orla costeira e nas zonas historicamente mais vulneráveis a inundação por transbordo de linhas de água – Ribeira, Miragaia, Cais do Ouro, Passeio Alegre e Rua das Sobreiras;
- Evitar atividades marítimas e deslocações junto ao mar, incluindo pesca desportiva e desportos náuticos;
- Manter-se atento às informações e atualizações do IPMA, da Proteção Civil e das Forças de Segurança.