PUB
Junta da Galiza

Temperaturas vão continuar a descer. DGS deixa alertas para enfrentar vaga de frio.

Temperaturas vão continuar a descer. DGS deixa alertas para enfrentar vaga de frio.

O ano de 2021 começou com tempo frio e seco, com algumas regiões portuguesas a enfrentarem temperaturas negativas. E, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) assim se deverá manter ao longo dos próximos dias. 

As previsões meteorológicas apontam para a continuação de tempo frio e seco, a descida das temperaturas do ar, um acentuado arrefecimento noturno, a formação de gelo ou geada e a intensificação do vento frio com um consequente aumento do desconforto térmico.  

A partir da madrugada de domingo, 10 de janeiro, Portugal continental estará sob a influência de uma massa de ar com característica de ar Ártico. Assim, sugere-se que se agasalhe, uma vez que, na próxima semana, a temperatura mínima deverá variar entre -6 e 6°C na generalidade do território e a temperatura máxima não ultrapassará os 14°C.  

Alertando para a possibilidade de as baixas temperaturas terem “repercussões sobre a mortalidade nos próximos dias, nomeadamente nas pessoas com 65 ou mais anos”, a Direção-Geral de Saúde (DGS) deixou algumas recomendações, que adquirem “particular relevo neste grupo etário”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para se proteger dos efeitos negativos do frio na saúde, a DGS sugere que a população evite a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, mantenha o corpo quente, utilizando várias camadas de roupa e proteja as extremidades do corpo, utilizando luvas, gorro, cachecol, meias quentes e calçado quente e antiderrapante. 

Além disso, recomenda ainda a manter a hidratação, com a ingestão de sopas e bebidas quentes, e que seja evitado o álcool, que “proporciona uma falsa sensação de calor”. 

É ainda aconselhável prestar atenção aos grupos mais vulneráveis, acautelar a prática de atividades no exterior, evitando esforços excessivos, e adotar uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo. 

No que respeita às medidas de carácter ambiental, a DGS alerta para a necessidade de se manter a casa quente, garantindo uma adequada ventilação das habitações, ter especial atenção aos aquecimentos com combustão e evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem