Devido à chegada de uma massa de ar quente proveniente do interior da Península Ibérica, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que as temperaturas venham a aumentar na próxima semana. Em vários pontos do país, as temperaturas devem atingir, inclusive, os 40 graus e Trás-os-Montes deverá ser a região mais quente.
Assim, segundo o Jornal Económico, a partir de quinta-feira, dia 2 de agosto, o IPMA aponta para a possibilidade de se registar um novo aumento nas temperaturas. O distrito de Évora deverá ser o mais quente, com as temperaturas a chegarem aos 41º C. Seguem-se os distritos de Beja (40º C), Castelo Branco (39º C), Portalegre e Santarém (ambos com 38º C previstos).
Em Lisboa, refira-se, as temperaturas devem chegar aos 33º C e, no Porto, devem rondar os 30º C. A subida da temperatura máxima deve verificar-se também noutras zonas do país: Braga, Vila Real e Bragança (36º), Viseu, Braga e Setúbal (34º), Coimbra e Leiria (33º), Viana do Castelo (30º) e Faro e Aveiro (29º).