
Na próxima reunião de Câmara, agendada para 22 de julho, será discutida uma nova medida do Cartão Municipal ViverGaia, destinado a cidadãos reformados com 65 anos ou mais residentes em Vila Nova de Gaia.
A partir de 1 de janeiro de 2025, a iniciativa “ViverGaia+65” garantirá um subsídio municipal para a mensalidade dos passes de transporte público, onde os beneficiários pagarão apenas cinco euros mensais, com a Câmara Municipal a cobrir os restantes 17,5 euros.
No entanto, a continuidade deste apoio dependerá da utilização regular do passe, já que a ausência de validações no mês anterior implicará a suspensão do benefício no mês seguinte. O custo do cartão, seis euros, será suportado pelo próprio munícipe.
Esta medida será incorporada no próximo Plano de Atividades e Orçamento e visa combater o isolamento social, melhorando as condições de vida dos idosos.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou a importância desta medida, afirmando que “com esta nova medida, pretendemos ‘devolver’ o transporte público a cidadãos com maior dificuldade de se deslocarem dentro e fora da cidade e promover o encontro e as sociabilidades nesta faixa etária”
Desde a sua criação em junho de 2021, o Cartão Municipal ViverGaia tem facilitado o acesso a diversos bens e serviços municipais, garantindo igualdade de oportunidades para todos os residentes do concelho.
Os titulares do cartão beneficiam de entradas gratuitas em locais como a Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo e o Solar Condes de Resende.
Além disso, usufruem de 50% de desconto no Parque Biológico de Gaia, na Estação Litoral da Aguda, no Auditório Municipal e no Cineteatro Eduardo Brazão, bem como nas atividades culturais promovidas pelo Município.
Descontos de 20% nas piscinas municipais (das 8h às 18h) e em equipamentos desportivos são também oferecidos.