Recheio

Tela sobre o Cinema Batalha conta a sua história

Tela sobre o Cinema Batalha conta a sua história

Os momentos mais marcantes da história do Cinema Batalha estão agora à disposição de todos os que passam por aquela zona da cidade do Porto.

A Câmara do Porto decidiu colocar uma tela gigante a cobrir o Cinema Batalha, que está a ser alvo de obras de requalificação.

“Chamar a atenção para ‘o novo Batalha’”, “onde o cinema será novamente o protagonista de ‘uma longa metragem com final feliz’”, é o objetivo da colocação do painel, que garante ainda um melhor isolamento das intervenções que decorrem no interior de um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade.

A história do Cinema Batalha é “contada de fio a pavio nos tapumes da obra” – “desde a inauguração da primeira sala de projeção, o Salão High Life, no início do século XX, até aos últimos anos em que foi votado ao abandono e em que a sua decadência o assemelhava ao ‘Cinema Paradiso’ portuense”, assinala a Câmara do Porto.

“Quando calcorrear esta zona da cidade, perca algum tempo aprofundando o seu conhecimento sobre um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade”, convida a autarquia.

De recordar que a reabilitação do Cinema Batalha, orçada em 3,95 milhões de euros e que deverá demorar 20 meses, prevê a criação de novas salas. “A conhecida Sala Bebé dará lugar a uma sala polivalente com bar e outras valências sociais. Em substituição, será construída uma sala-estúdio na parte posterior do segundo balcão, com capacidade para cerca de 135 pessoas. A plateia deverá manter os 243 lugares e a tribuna contará com 136”, referia a nota divulgada pela autarquia em outubro de 2019.

O projeto de arquitetura, a cargo do arquiteto Alexandre Alves Costa e do Atelier 15 Arquitectura, “privilegia a intervenção arquitetónica e contempla a reformulação e remodelação com trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies, das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes” assim como a integração de uma segunda sala de projeção e aproveitamento do terraço do edifício.

As obras iniciaram no último trimestre do ano passado e, quando concluídas, devolverão à cidade o Cinema Batalha completamente renovado. “A programação do equipamento vai centrar-se na promoção da sétima arte, enquadrada numa agenda cultural que se compromete a investir em todo o tipo de públicos”, assegura o Município.

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_campaign=menuchef&utm_content=290620-menu&utm_medium=banner&utm_source=vivaporto&utm_term=banner

Viva! no Instagram. Siga-nos.