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Junta da Galiza

Técnicas para se tornar um bom ouvinte

Técnicas para se tornar um bom ouvinte

Aprenda a ouvir! Se captar a atenção da audiência, já está um passo à frente quando se trata de aperfeiçoar as suas capacidades de escuta ativa. Estas são as boas notícias, considerando que 74% dos empregadores indicam que a capacidade de ouvir é importante quando se procura candidatos a emprego. É claro que há sempre espaço para melhorias. Conheça cinco técnicas simples para melhorar as suas capacidades e aprender a ser um ouvinte ativo e potenciar o sucesso numa entrevista de emprego. 

A escuta ativa é a prática de absorver, compreender, responder, e reter o que está a ser dito. No trabalho, é uma arma secreta para construir relações profissionais, melhorar a produtividade e fazer avançar a sua carreira. Aprender a ouvir ativamente pode ser-lhe útil a vários níveis. É apenas uma das muitas formas de elevar o seu perfil profissional e de chamar positivamente a atenção em situação de entrevista ou no desempenho de funções no quotidiano de trabalho. 

COMO OUVIR ATIVAMENTE? 

#1 ‘Oiça’ os sinais não verbais 

As palavras não são tudo. A escuta ativa requer que se leia também a linguagem corporal de uma pessoa e se obtenha informação a partir de sinais não verbais. Saber o que procurar é crucial. Geralmente, os peritos recomendam que se preste atenção aos seguintes sinais:

Positivos
– Contacto visual direto
– Músculos faciais relaxados
– Sorriso amigável
– As mãos são visíveis, abertas e relaxadas
– Os braços estão abertos

Negativos
– Movimento rápido dos olhos
– Olhar frio, vidrado ou distante
– Sobrancelha levantada em sinal de incredulidade ou dúvida
– Músculos faciais tensos
– Sorriso rígido e forçado
– Mãos ou punhos cerrados
– Braços cruzados com força (indicando uma posição defensiva ou protetora)
– Inquietude

#2 Utilize eficazmente a linguagem corporal 

A linguagem corporal indica se se está em sintonia ou desconexão com o que alguém está a dizer. As melhores práticas incluem: 

– Olhe para o orador
– Mantenha o contacto visual. Para resultados ótimos, mas não intimidadores, tente contacto visual 60% a 70% do tempo
– Acene com a cabeça quando apropriado
– Evite cruzar os braços
– Sorria

#3 Não interrompa o interlocutor 

Quando aprender a ouvir ativamente, descobrirá que o silêncio pode ser uma ferramenta poderosa. Afinal de contas, ninguém gosta de ser interrompido. Portanto, deixe a pessoa falar. Não tente terminar as suas frases ou acrescentar uma ideia. Se precisar de um lembrete físico para ficar calado, feche bem a boca até ser a sua vez de falar. 

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A excepção? Se tiver de interromper, digamos, porque está atrasado para uma reunião, faça-o educadamente: “Lamento interromper, mas…”. 

#4 Esclarecer o que o orador está a dizer 

Se alguma coisa que a pessoa diz não estiver clara, tente resumir o que ouviu, dizendo algo do género: “Só quero ter a certeza de ter ouvido tudo corretamente”, ou simplesmente dizer: “Lamento, mais uma vez, por favor”. Evite frases negativas como “Estou a ter problemas em segui-lo” ou “Pode repetir isso? Estava a falar demasiado depressa. 

#5 Fazer perguntas 

Não hesite em fazer perguntas, pois questionar mostra que está a prestar atenção ao que é dito e demonstra interesse e curiosidade. No entanto, o objetivo é fazer perguntas que levem a conversa a um nível mais profundo. 

Aqui estão alguns exemplos de perguntas ponderadas: 

– Se um colega de trabalho desabafar consigo sobre a pesada carga de trabalho: “Parece que estás a ter um pico de trabalho! Esta á a norma, ou é um pico sazonal?
– Se o seu chefe lhe faz críticas construtivas: “Obrigado pelo feedback: pode esclarecer-me um pouco mais sobre como vai medir o meu desempenho no futuro”?
– Se o seu gestor elogia o seu trabalho: “Obrigado, esforcei-me muito e pensei muito nisto. Como reagiu o cliente”?

#7 Limite as distrações para escutar de forma ativa 

A escuta ativa não é nada se não for respeitosa. Contudo, é difícil evitar todas as distrações, especialmente quando somos bombardeados com e-mails, mensagens de texto, ou notificações nas redes sociais. Siga estes passos simples para se manter concentrado quando alguém está a falar consigo: 

– Guarde o seu telefone ou, se possível, desligue-o ou coloque-o em modo de avião para que não se sinta tentado a verificar o e-mail;
– Ter conversas num espaço tranquilo e privado;
– Avisar os outros que não está disponível (por exemplo, pode considerar a colocação de um sinal na porta que diga: “Por favor, não incomodar a menos que o escritório esteja a arder” (o sentido de humor é também uma arma poderosa!);
– Se um colega de trabalho tentar envolvê-lo numa conversa, mas estiver demasiado ocupado para lhe dar toda a tua atenção, avise-o. (“Quero estar totalmente presente nesta conversa, mas estou no lodo neste momento. Podemos marcar uma hora para que possamos falar?”).

Fonte: The Adecco Group

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