PUB
Pingo Doce Natal2

Teatros no Porto? Há 8 espetáculos em dezembro que pode marcar na agenda

Teatros no Porto? Há 8 espetáculos em dezembro que pode marcar na agenda

Estamos quase a dizer “adeus” ao mês de novembro, pelo que pode ser uma altura adequada para conhecer a programação de dezembro no Teatro Municipal do Porto (TMP). Como refere a autarquia, vai haver dança, teatro, poesia e música. Posto isto, vamos por partes. 

Para começar, logo nos dias 6 e 7 de dezembro, o Rivoli vai acolher a estreia nacional de “4/4”, uma obra da companhia australiana Chunky Move. Coreografada por Antony Hamilton, a peça desafia os limites físicos e explora a precisão dos movimentos através de oito bailarinos que se movem num cenário minimalista. 

De acordo com a Ágora, os episódios, interligados como se fossem uma espécie de sequência, criam um jogo entre quartetos e duetos que “convergem e divergem em configurações cada vez mais hipnóticas”.

Já nos dias 13 e 14, é a vez de Luís Mestre apresentar as duas últimas partes da sua “Tetralogia das Estações”: “Noite de Verão” e “Noite de Inverno”. Depois de “Noite de Primavera” e “Noite de Outono”, as novas obras aprofundam temáticas contemporâneas. 

Em “Noite de Verão”, dois jovens encontram-se num sítio abandonado, sem saberem que estão destinados um ao outro. Em “Noite de Inverno”, o foco recai sobre memórias fragmentadas que oscilam entre o público e o íntimo. Ambas as peças serão apresentadas em sessões duplas às 19h30, no Grande Auditório do Rivoli.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ainda em dezembro, o Campo Alegre também estará em destaque com a última edição dos Palcos Instáveis, em colaboração com a Instável — Centro Coreográfico. Nos dias 13 e 14, “Turbo de Escape”, de Cacá Otto Reuss, e “Parô ou o Belo Abismo”, de Só Filipe, ocupam o palco.

Ainda no Campo Alegre, o dia 19 está reservado para as Quintas de Leitura, com a sessão “Os poetas adoram massagens”. A noite combina poesia, artes plásticas, música, pole dance e surpresas que visam estimular o corpo e a alma.

No dia 20, é a vez do duo Joana Gama e Luís Fernandes apresentar “Strata”, uma fusão de piano e eletrónica. Inicialmente agendado para setembro, o espetáculo foi remarcado e traz ao Campo Alegre um diálogo entre som, luz e imagens, que celebram os 10 anos de parceria artística dos músicos.

Para os mais novos, o Campo Alegre recebe a peça “eRrAdO”, do coletivo Plataforma285, no dia 7. Destinada a maiores de três anos e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, a obra celebra o erro como parte do processo criativo, de maneira a incentivar a curiosidade e a experimentação.

Os bilhetes para todos os espetáculos estão disponíveis nas bilheteiras do TMP e online, através do site da Bol.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer