PUB
Amanhecer - sacão

Teatro São João recebe a peça “O Misantropo”

Teatro São João recebe a peça

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai receber, a partir desta quinta-feira, o espetáculo “O Misantropo”, encenado por Nuno Cardoso, um texto satírico que retrata os vícios da sociedade numa pista de dança.

A partir do texto original de Molière, é apresentado o salão seiscentista de Celimena, a personagem feminina central da peça, como uma “pista de dança para todos os vícios”, que é simultaneamente um espaço de festa, mas também de solidão.
O encenador revelou que a sua intenção era a de reproduzir o espaço do século XVII “onde as pessoas se encontravam, dançavam, ouviam música, trocavam opiniões e socializavam”, e recriá-lo na sociedade moderna.
A encenação começa com uma demonstração do estado de euforia dos nove personagens, que rapidamente se extingue para dar lugar a um diálogo sobre a condição social, o poder e o amor, e onde é apresentado Alceste, o personagem central da peça.
Segundo Nuno Cardoso, Alceste é “uma pessoa muito cheia de si, que tem alguns preconceitos, e que sofre de um problema básico que é não reconhecer as suas próprias faltas”, e alguém que não reconhece as suas próprias fraquezas e “julga os outros intempestivamente, é acima de tudo irritante”.
Já Celimena é “talvez a personagem mais heroica da peça” e umas das primeiras figuras que “retrata, com uma carga moral negativa, a mulher independente que define o seu próprio destino”.
O encenador realçou que, apesar de o texto de Molière representar as conceções da sociedade do séc. XVII, é “muito atual e certeiro”, numa peça que nos faz “rir de vez em quando, mas a maior parte das vezes causa repulsa”, criticando as temáticas do poder e da moral.
“O Misantropo” estará em cena até dia 24 de abril, com bilhetes entre os 7,50 e 16 euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3