Com dramaturgia e encenação de Marco Martins, que terá também uma participação especial como encenador e ator em palco, o espetáculo estará em cena até domingo, dia 11 de fevereiro.
“Decorar texto para telenovelas ou séries de televisão são tarefas paralelas que os atores fazem muitas vezes nos camarins ou nas pausas para almoço. Foi este trabalho, que Marco Martins observou tantas vezes e que inicialmente considerava um desperdício de energia com ocupações secundárias, que deu origem a ‘Actores’”, pode ler-se na nota enviada às redações.
Refira-se que a peça é feita com relatos autobiográficos dos intérpretes – à exceção de Carolina Amaral que interpreta as vivências de Luísa Cruz, atriz que integrava inicialmente o projeto –, partindo de textos que os próprios já representaram naquela que é a sua carreira nesta profissão.
A peça lança um olhar retrospetivo sobre a profissão de palco e sobre os atores em Portugal, que acabam muitas vezes por realizar trabalhos que não gostam tanto, como papéis em televisão ou locuções, uma vez que não conseguem fazer do teatro a sua atividade principal.
“Actores” tem coprodução de Arena Ensemble, São Luiz Teatro Municipal, Centro de Arte de Ovar e TNSJ.
A peça será apresentada de quarta a sexta às 21h, sábado às 19h e no domingo às 16h.