Santander Escolhas 2

Teatro Nacional São João e ESMAE acolhem “Peças Novas”

Teatro Nacional São João e ESMAE acolhem “Peças Novas”

Os espaços geridos pelo Teatro Nacional São João (TNSJ) e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) recebem a partir desta quinta-feira, 18 de novembro, e até ao próximo domingo, dia 21, as “Peças Novas: Leituras, Espetáculos, Encontros”.

Com coordenação de Nuno M Cardoso, Jorge Louraço Figueira e Manuel Tur, o programa, que ensaia múltiplas formas de conjugar o verbo “ler”, engloba espetáculos, encontros, leituras informais ou encenadas, presenciais ou mediadas por dispositivos audiovisuais, avançam os promotores.

Entre espetáculos e exibições de trabalhos produzidos pela RTP e Antena 2, há muitas peças que vão ter, durante os quatro dias da iniciativa, o seu “primeiro momento de exposição pública, sendo esta uma oportunidade única de dar a conhecer ao público as sementes e os frutos do trabalho de diversos jovens autores”.

O arranque está marcado para as 16h00, no Teatro Carlos Alberto (TeCA), com a apresentação vídeo e áudio de peças “Simão na Antártida”, de Beatriz Brígida Melo, “Avant-Garde”, de Bernardo Gavina, e “Estrada de Terra”, de Tiago Correia, produzidas pela RTP, e “A Oito Mãosº2, de Laura Avelar Ferreira, “Uma Praia ao Sul”, de Luísa Ramos Ferreira, “Noturno”, de Sebastião Maia, “Quarta-feira”, de Lara Morgado, “Mão Pesada”, de Luís Carvalho, e “Reflexo”, de Liliana Elsig, produzidas pela Antena2, seguida por um momento de conversa com os autores.

Pelas 21h00, a ESMAE receber os espetáculos “Canção Orquestral”, de Carina Ferrão, “Antes, Durante e Depois do Natal”, de Miguel Ferreira, e “Êxodo”, de Alexandra Moreira, que contam com direção de Nuno M Cardoso.

As peças, que terão récitas na sexta-feira, às 21h00, e no sábado, às 16h00, também na Escola, serão também base de uma sessão de leituras no Mosteiro de São Bento da Vitória. Já o São João recebe, pelas 11h00 de sábado as leituras de “Antes, Durante e Depois do Natal”.

O penúltimo dia do programa vai levar ao Mosteiro as leituras encenadas Between Lands, que se debruçarão sobre “Lições para a Sobrevivência”, de Mickaël de Oliveira, “Democracia, de José Manuel Mora, “Uma Praça Despovoada”, de Charlotte Lagrange, “Democracia ou Um Amigável Serão Democrático”, de Lena Kitsopoulou, “Gente”, de Pier Lorenzo Pisano, e “A Democracia não É um País”, de Rachida Lamrabet. A sessão, com direção de Manuel Tur, decorre às 14h30.

“Peças Novas” termina no Mosteiro de São Bento da Vitória, com as leituras encenadas de “Amo(u)r de mIRC”, de Cecília Ferreira, “Himalaias”, de Flora Miranda, e “Lar”, de Inês Filipe. A direção da atividade, marcada para 21 de novembro, às 15h00, está a cargo de Nuno M Cardoso.

Todas as sessões têm entrada gratuita.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli