As visitas guiadas dão a conhecer os recantos (e encantos…) do Teatro Nacional São João (TNSJ), bem como os bastidores, figurinos e objetos de importantes produções. A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos.
Em agosto, o Teatro Nacional São João (TNSJ) volta a estar de portas abertas a todos os que queiram desvendar os segredos que este emblemático monumento do Porto esconde.
Estas visitas guiadas visam permitir uma aproximação aos públicos, tornando acessível a “máquina teatral” que, normalmente, não é visível. Durante o percurso, os visitantes podem conhecer os recantos (e encantos) deste teatro, bem como os bastidores, e apreciarem os figurinos e objetos de importantes produções. “Para todos aqueles que se queiram fascinar, a visita guiada propõe passagens por onde ‘vivem’ as histórias do passado e onde se pode ‘sonhar’ o futuro: foyer, sala de espetáculos, sala de ensaios, camarins ou zonas técnicas”, sugere o TNSJ.
A iniciativa decorre de terça-feira a sábado, às 12h30, para o máximo de 20 pessoas, e no dia 18 de agosto vai contar com um intérprete em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes é de cinco euros por pessoa (a partir dos 10 anos).
Projetado no início do século passado pelo arquiteto Marques da Silva, o TNSJ sofreu obras de reabilitação da fachada no final de 2014, e tem sido cada vez mais procurado pelos turistas.
Foi também em 2014 que a instituição abriu, pela primeira vez, as suas portas para visitas guiadas. Desde então, o espaço já recebeu mais de cinco mil visitantes.