Bairro Feliz - PD

Teatro Municipal do Porto revisita espetáculo de Anne Teresa De Keersmaeker

Teatro Municipal do Porto revisita espetáculo de Anne Teresa De Keersmaeker

Vinte anos após ter sido apresentado no palco do Rivoli, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, o Teatro Municipal do Porto (TMP) exibe este fim de semana, na sua sala virtual, o emblemático espetáculo “Drummings”, da coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker.

“Drumming” (1998) é uma das coreografias mais emblemáticas de Anne Teresa De Keersmaeker. Criada a partir da partitura epónima de percussão minimalista de Steve Reich, nesta peça uma única sequência de movimentos serve de alicerce para um número infinito de variações no tempo e no espaço. “Uma vaga de dança e música, um vórtice de energia e de corpos”, diz o TMP.

Integrada no foco de programação dedicado ao compositor Steve Reich, a performance – que foi especificamente gravada para ser transmitida num registo online – estreia esta sexta-feira, às 21h, na sala virtual do TMP, onde permanece até domingo, dia 14 de março. O bilhete tem o custo de 3,50 euros.

À TSF, Tiago Guedes, diretor artístico do TMP, afirma que a apresentação em formato digital “é uma forma de homenagear o trabalho da Anne Teresa, revisitar um momento importante para a cidade – que foi a passagem dela em 2001 -, mas ainda assim manter um pouco o ADN do que ia acontecer ao vivo”.

O ciclo de programação dedicado à obra do compositor Steve Reich, que arrancou a 5 de março, conta ainda com várias atividades complementares, como uma masterclass online, no sábado, dia 13 de março, orientada por Fumiyo Ikeda, bailarina e coreógrafa japonesa que colaborou e dançou várias peças de De Keersmaeker, incluindo “Drumming”. A sessão decorre das 9h30 às 11h e das 12h30 às 14h. Para participar, os interessados devem inscrever-se através do email [email protected]. A sessão tem uma lotação máxima de 16 pessoas e um custo de 2,50 euros. 

No âmbito das sessões “História(s) da Dança”, haverá, também no sábado, entre as 15h e as 16h, uma aula gratuita de Teresa Vez sobre a obra de Anne Teresa De Keersmaeker. As inscrições são feitas para o email [email protected].

Destaque ainda, nesse dia, para uma conversa com a bailarina Margarida Ramalhete, moderada pela coreógrafa Né Barros (18h). A atividade é gratuita.

Foto: © Anne Van Aerschot

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz