“Reclamar Tempo – Pesquisa e Investigação Artística”. Assim se designa o programa criado pelo Teatro Municipal do Porto, dirigido aos artistas que residem ou trabalham no concelho, que pretende “incentivar o trabalho de investigação de artistas que, devido ao contexto atual, se encontram impossibilidades de apresentar os seus espetáculos”.
Dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares, escrita e reflexão nas artes performativas foram as áreas escolhidas para contemplar o programa, que irá selecionar até 11 artistas, com a atribuição de um valor individual de três mil euros.
As candidaturas encontram-se abertas até às 18 horas do próximo dia 18 de maio, sendo as propostas, posteriormente, avaliadas por um júri especializado, composto por Cristina Planas Leitão, coreógrafa e assistente de programação do Teatro Municipal do Porto, Pedro Barreiro, encenador e programador da Rua das Gaivotas 6, e pela dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves.
Em comunicado, os promotores explicam que o trabalho dos artistas selecionados será organizado em duas fases – a primeira dedicada exclusivamente ao trabalho de pesquisa e a segunda à realização de residências de duas semanas, em espaço a anunciar, e com o acompanhamento de dois mentores, um nacional e um internacional.
Os resultados serão comunicados a 29 de maio.
Mais informação sobre o programa disponível aqui.