CMPorto

“Lorenzaccio”, Teatro do Bolhão

“Lorenzaccio”, Teatro do Bolhão

“Lorenzaccio”
23 outubro a 14 novembro, quarta e quinta 19h | sexta e sábado 21h | domingo 16h, Teatro do Bolhão

“Lorenzaccio” é um espetáculo sobre uma cidade, um ser coletivo feito de inúmeras vozes, comunidade humana que a corrupção política destrói e divide, ou seja, traduz uma das mais significativas preocupações do mundo atual: a inexistência de um sistema de valores que consiga confrontar-se com a degradação política generalizada e com um poder que aprende a dissimular-se de um modo cada vez mais sábio. Valoriza-se, igualmente, no ADN da peça, o universo carnavalesco em que são as fantasias mais do que as ações a animar as personagens, e em que “tudo o que se quer ocultar é descoberto aos olhos de todos”.
A partir de relatos da história de Florença do século XVI envolvendo o derrube do ducado tirano de Alessandro de Médeci, assassinado pelo primo Lorenzo – depreciativamente chamado “Lorenzaccio” porque frustra os ideais de mudança –, Musset ergue tanto um drama pessoal em torno desta figura, assombrada por uma inquietação hamletiana, como uma crítica a uma sociedade em decadência. Obra crucial do drama romântico francês, tida como irrepresentável ou encenada em versões amputadas, sempre foi um desafio para a companhia, que agora a estreia em Portugal, inspirando-se na sua liberdade formal para lhe corromper as formas dramáticas e os géneros. Espetáculo sobre uma comunidade humana impotente face ao esboroamento do poder e à sua capacidade de dissimulação, “Lorenzaccio” aspira a ser também um retrato do nosso tempo. (Foto: Joana Jacques)
De Alfred de Musset | encenação Rogério de Carvalho | interpretação Ângela Marques, António Maria Pinto, António Melo, Cláudio da Silva, Hélia Martins, João Cravo Cardoso, João Paulo Costa, Jorge Mota, Luís Moreira, Mariana Silva Costa, Miguel Eloy, Odete Mosso, Paula Abrunhosa, Pedro Couto, Pedro Damião, Pedro Fiuza, Sandra Salomé | coprodução Teatro do Bolhão, Teatro Nacional São João

Teatro do Bolhão
Palácio do Bolhão
R. Formosa 342/346
4000-253 Porto

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.