
Esta quarta-feira, dia 5 de março, ficou marcada pela aprovação da Câmara Municipal de Gaia à abertura de um novo concurso público. Conforme avança o Jornal de Notícias (JN), este é relativo à “reconversão e ampliação” do Teatro Almeida e Sousa, em Avintes.
De acordo com o mesmo meio noticioso, o valor fixado no concurso foi de 4,9 milhões de euros. Recorde-se que, antes deste concurso público, houve lugar a um anterior concurso, do qual nenhum projeto foi escolhido.
Quem o avançou foi o vereador José Guilherme Aguiar, que presidiu a reunião executiva municipal, esta quarta-feira. Quanto ao tempo de execução de obra, este ficou fixado nos 540 dias. Ou seja, cerca de 1 ano e 5 meses.
Recorde-se que o teatro em questão foi fundado no ano de 1895, isto, há cerca de 130 anos. Entretanto, este teatro em Avintes encerrou em 1997 e já esteve sujeito a diversas tentativas de reabilitação. Uma delas chegou a ser iniciada pela comunidade local, mas não conheceu o fim.
Importa ainda referir que, numa fase inicial, entre 2018 e 2019, estimou-se que a empreitada poderia ficar por 800.000 euros. A questão é que, com base na nova proposta que obteve unanimidade, concluiu-se que afinal pode custar 4,9 milhões de euros.
Tal como explica o JN, a aquisição do Teatro Almeida e Sousa foi aprovada em executivo, tendo em vista “a sua recuperação para atividades que se prendem com artes de espetáculo de modo a melhor servir o meio cultural e social, concelhio e local”.