CIN - VinylMatt

Teatro Carlos Alberto recebe “Noite de Estreia”

Teatro Carlos Alberto recebe “Noite de Estreia”

Esta quarta-feira, 12 de janeiro, o Teatro Carlos Alberto recebe “Noite de Estreia”, um espetáculo “sobre um filme que é sobre um espetáculo”.

A peça, baseada no filme de John Cassavetes (1977), volta à cena através de Martim Pedroso. “No centro da peça sobre a brutal realidade de fazer teatro está a batalha travada por uma atriz-protagonista alcoólica, politicamente incorreta, mas encantadora e inteligente, contra as convenções conservadoras mantidas pelo patriarcado”, resumem os promotores, em comunicado enviado à VIVA!.

A história, continua, começa com a morte de Laura (Margarida Bakker), uma jovem fã de Myrtle Gordon (Dalila Carmo), tragédia que coloca a atriz numa espiral de queda, em que começa a questionar-se: sobre si própria como atriz, a personagem que interpreta e o machismo endémico que o texto expressa em relação ao mundo feminino.

“Farta da sociedade que diz que a atriz tem de representar um papel de mulher que não é o dela – nem o que ela acha ser o de nenhuma mulher dos tempos de hoje –, Myrtle Gordon decide revoltar-se contra esta noção arcaica do feminino, lutando para reinventar o texto de Sarah Goode (Maria José Paschoal) e, consequentemente, dar vida e aproximar a sua personagem, Virgínia, da realidade”.

Neste percurso, “teimoso e solitário”, entre copos desesperados de brandy e whisky, em que tenta virar a peça “de pernas para o ar”, a atriz acaba por ser vista por todas as outras personagens que gravitam à sua volta como psicótica. Contudo, o que perde em equilíbrio físico, psicológico e emocional, ganha em empatia com o público.

“Noite de Estreia” pode ser vista no palco do Teatro Carlos Alberto de quarta-feira a sábado, às 19h00.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem