PUB
Recheio 2024 Profissional

Teatro Amador invade Valongo até maio

Teatro Amador invade Valongo até maio

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Mostra de Teatro Amador de Valongo arranca esta sexta-feira e prolonga-se até dia 14 de maio, com mais de uma dezena de peças de teatro protagonizadas por várias companhias.

Com a realização anual de uma Mostra de Teatro Amador, considerada uma das atividades permanentes de maior importância na programação cultural de Valongo, a autarquia pretende “valorizar e dar a conhecer ao maior número possível de pessoas o trabalho das associações do concelho que se dedicam ao teatro amador”, indica num comunicado.
O presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, afirma que “sendo a sociedade um espaço privilegiado para as diferentes manifestações da expressividade do ser humano, o teatro revela-se uma ferramenta fundamental neste contexto”.
O autarca aponta que “o processo dramático é considerado um dos mais vitais para o ser humano”, pelo que “conscientes desta realidade e do trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro das associações concelhias, é intenção da autarquia continuar a apostar nesta nobre arte”.
A Mostra de Teatro Amador de Valongo arranca com a peça “Santa Justa” dos alunos da ENTREtanto Formação Teatro Infância e Juventude, às 21h45 desta sexta-feira no Fórum Cultural de Ermesinde.
Trata-se de um texto que serve também para marcar o 180.º aniversário de Valongo enquanto concelho, sendo uma “revisitação”, uma vez que já foi produzido nos anos 2005, 2006 e 2008 na Serra de Santa Justa.
“Estas montagens, ao ar livre, tiveram um excelente acolhimento do público e agora, pela primeira vez, são apresentadas aos espetadores num formato de palco, tendo crianças e jovens como intérpretes”, explica a sinopse da peça.
A mostra prossegue a 8 e 9 de abril repartindo-se pelo Fórum Vallis Longus e pelo Centro Cultural de Ermesinde.
“Quero-te como ao Sal” do Grupo Dramático e Recreativo de Retorta e “Isto não é um conto de crianças” da Batatas com salsichas Cabeças no Ar e Pés na Terra – Associação Cultural são as primeiras a subir ao palco.
A Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus vai apresentar “Meu querido falecido” a 15 de abril e a Associação – GCSVA – Grupo Cénico S. Vicente de Alfena apresentará, no dia seguinte, “O Segredo”.
As noite de 22 e 23 de abril estão guardadas para “A viúva do Saudoso” da Casca de Nós – Associação Académica e Cultural de Ermesinde, bem como para “A Promessa” do Teatro Amador Susanense.
Já a 29 e 30 de abril sobem ao palco as companhias Sabor a Teatro – Associação Cultural com “A Elite da Tropa” e a  Associação Desportiva e Cultural dos Canários de Balselhas com “Queres melhor? Vai a Valongo”.
O Grupo Dramático e Musical de Campo, com a peça “Os céus o mandaram de volta”, entra em ação em maio, no dia 6, no Fórum Vallis Longus, enquanto na noite seguinte é a vez da Associação Cultural e Recreativa Fora D´Horas apresentar “Queres um bom con (c/s) elho?”.
A Mostra de Teatro Amador de Valongo 2016 encerra a 14 de maio com um espetáculo no Centro Cultural de Ermesinde com entrada gratuita.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil