PUB
Recheio 2024 Institucional

Tasca do Luís

Tasca do Luís

Começou por ser uma cafetaria quando abriu em 2021, mas rapidamente se percebeu que o serviço e oferta tinha de ser adaptado àquilo que os clientes procuravam. Quando Luís veio do Brasil para o Porto teve a ideia de abrir o StarCoffee que permaneceu sob esse nome e conceito apenas dois meses.

Conforme nos conta Zaíra e também responsável pelo estabelecimento, “os clientes começaram a pedir que abrisse na madrugada, como o antigo negócio que funcionava ali”. Assim fizeram, o que era para ser um café, tornou-se uma tasca.

“Adaptamos o menu às solicitações dos próprios clientes, que pediam panados e snacks mais apropriados à fome voraz comum a quem sai das discotecas e está no final da noite”, revela.

O nome «Tasca do Luís» também acabou por ser escolhido por sugestão daqueles que procuravam o espaço: “a tasca passou a ser conhecida por esse noeme porque os clientes já falavam «vamos ali ao Luís», a mudança foi natural”.

Atualmente o espaço é conhecido pela “grande estrela”, o “panado gigante, reconhecido pelos nossos clientes como o «maior panado de Portugal»”, conta Zaíra, relatando que “o panado gigante surgiu por acaso, quando o talho que nos fornece a carne já fazia os cortes grandes e assim resolvemos deixar. Os clientes aprovaram o tamanho e hoje vendemos cerca de 500 panados por noite”.

Mas nem só de panados se faz o menu, aqueles que dirigirem à Tasca do Luís também se podem deliciar com uma “bifana, pastel brasileiro (carne, queijo e misto) e a coxinha com queijo catupiry, sempre acompanhados dos últimos copos da madrugada”.

Aquilo que os clientes mais costumam pedir são os panados e as bifanas, mas há quem opte também pelo “pastel de bacalhau, esfiha, sandes veganas, rissóis e pizza”.

Para a responsável aquilo que distingue o estabelecimento é o facto de ficarem abertos “até ao raiar do sol na baixa do Porto e de servir snacks que matam a fome”.

No entanto, Zaíra reconhece que o seu pai Luís é também uma peça chave: “é bastante conhecido na nossa comunidade de clientes porque é muito comunicativo e chega a ser caricato porque usa um chapéu meio cowboy. Muitas pessoas pedem para tirar fotografia com ele e já se tornou um ícone da madrugada na baixa do Porto”.

A Tasca do Luís não dispõe de lugares sentados, mas a capacidade total do local é de 40 pessoas. Sobre o futuro a responsável adianta que estão “há pouco tempo a fazer entregas por meio de aplicativos de delivery” e estão a desenvolver “as redes sociais para a marca se expandir para além da baixa”.

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 22h00 às 08h00

Tasca do Luís
Rua da Madeira 230, Porto
Contacto: 22 016 9884

PUB
Amanhecer