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Tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai encerrar para obras

Tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai encerrar para obras

A partir do próximo dia 14 de outubro, quinta-feira, o tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai encerrar para obras, pelo que a circulação automóvel vai ficar interdita. Em causa estão trabalhos de reabilitação, que vão durar “aproximadamente 12 meses”, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

A entidade explica, no entanto, que, de forma a minimizar os impactos desta intervenção para os utentes, será “permitida a passagem de peões em situação condicionada através de plataformas montadas para o efeito”.

Por sua vez, o “tráfego automóvel será encaminhado por percursos recomendados”, assegura a Câmara Municipal do Porto, adiantando que “quem circular na zona da Ribeira ou zona central do Porto, e pretender aceder à margem de Vila Nova de Gaia, deverá seguir em direção à Ponte do Infante”. “Já o trânsito proveniente da zona oriental da cidade será encaminhado para a Ponte do Freixo, ao passo que o tráfego rodoviário da zona ocidental terá como acesso preferencial a Ponte da Arrábida”.

De acordo com a IP, a empreitada de reabilitação e reforço do tabuleiro inferior da Ponte Luís I visa “reparar um conjunto de anomalias já identificadas”, a maioria das quais relacionadas com a corrosão superficial de elementos metálicos, e outras que venham a ser identificadas no decorrer da intervenção.

Além disso, pretende ainda efetuar a “substituição pontual de rebites, a retificação de chapas deformadas, a manutenção dos aparelhos de apoio, a substituição das juntas de dilatação, a reparação das portas de acesso aos encontros e a reabilitação dos serviços afetados”, lê-se no comunicado.

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A IP indica que se prevê também “o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal e a substituição da laje do tabuleiro”.

Com esta intervenção, a entidade acredita que será conferido à ponte, e em particular ao tabuleiro inferior, “uma capacidade resistente compatível com as sobrecargas rodoviárias atuais”, permitindo, assim, “eliminar a limitação de circulação de veículos com peso bruto superior a 30 toneladas, passando a ser admissível a circulação de veículos com peso bruto até 60 toneladas”.

“A intervenção no tabuleiro inferior tem ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro”.

Os trabalhos em causa estão orçados em cerca de 3,3 milhões de euros e, de acordo com José Serrano Gordo, vice-presidente da IP, a empresa colocará “todo o seu empenho para que obra decorra dentro dos prazos previstos”.

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