No Marco de Canaveses, “mora” o Supermercado Amigo, uma loja Amanhecer que a VIVA! teve a oportunidade de conhecer. À conversa com o responsável pelo estabelecimento, foi possível saber um pouco mais sobre a loja.
Desde já, como o proprietário explica, a ideia de abrir a loja surgiu de um momento de mudança. Enquanto trabalhava no estrangeiro, o dono sofreu um acidente que o impediu de continuar na mesma área de trabalho.
Face a esse revés, o próprio e a esposa começaram a considerar a possibilidade de regressar a Portugal e investir num novo projeto, algo que envolvesse um contacto mais próximo com os clientes. Inicialmente, ponderaram a área da restauração, mas, dadas as circunstâncias, optaram por abrir uma loja.
O significado do nome “Supermercado Amigo”
A escolha do nome “Supermercado Amigo”, como este explica, reflete valores como confiança, lealdade, aproximação, simpatia e sinceridade.
Para os proprietários, a palavra “amigo” carrega um significado especial nas suas vidas, e queriam que, desde o início, o nome da loja transmitisse um certo conforto e proximidade aos clientes.
Na visão do proprietário, uma loja Amanhecer deve oferecer um atendimento de excelência, além de manter os elevados padrões de higiene, organização, frescura e qualidade.
Ainda assim, pode dizer-se que, nesta loja Amanhecer, o foco está mesmo na experiência do cliente. O responsável explica que a parceria com a marca Amanhecer desempenhou um papel crucial no sucesso do negócio.
Apesar da ideia inicial ser abrir um restaurante, a escolha de parceiro recaiu sobre o Amanhecer, que partilhava os mesmos valores. Atualmente, além do supermercado, o proprietário também é chef e dono do restaurante “Ristorante D’amigo”, vizinho à loja.
Um momento nesta loja Amanhecer que marcou a vida do proprietário
Entre as memórias mais marcantes do negócio, destacam-se os gestos de solidariedade, como as ofertas de compras a clientes necessitados em épocas festivas, como o Natal e a Páscoa.
Porém, recorda o dono, um dos momentos mais especiais foi a visita do Pai Natal, protagonizada pelo próprio. Num evento repleto de crianças, vestiu-se de Pai Natal e vivenciou um dos momentos mais emocionantes da sua vida.
“Senti centenas de abraços sinceros e as crianças também conseguiam ouvir-me de uma maneira que se calhar nem os pais ouviam. Contei-lhes um segredo que era para serem bons meninos e boas meninas, segredo esse que, dito por alguns pais, ainda se encontra guardado entre eu e eles. Foi um dos melhores momentos da minha vida” – explicou.
Essa é apenas mais uma prova de que, no Supermercado Amigo, a relação próxima com os clientes é um dos pilares principais. O nome da loja reflete esse vínculo, sendo que muitos clientes consideram os donos como verdadeiros amigos.
“Nós não somos vendedores, somos pessoas que por vezes nos colocamos na situação dos nossos clientes, semeamos gestos para colher vendas” – conta o proprietário.
Por isto e muito mais, o Supermercado Amigo continua a ser uma loja com um impacto local que vai muito para além do comércio. Como explica o dono, não se tratam só de transações comerciais, mas sim de uma relação de “confiança”: como fazem os verdadeiros amigos.