PUB
Junta da Galiza

Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota transformado em “Hospital Porto.”

Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota transformado em “Hospital Porto.”

O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota está a ser transformado num “hospital de missão” para combater a pandemia de covid-19. O anúncio foi feito esta terça-feira pela Câmara Municipal do Porto, que prevê que o equipamento esteja operacional “dentro de pouco mais de uma semana”.

Com 300 camas, o espaço servirá para “receber doentes infetados com covid-19 mas assintomáticos ou com sintomas ligeiros sem possibilidade de isolamento no domicílio”. Além disso, poderá também ser utilizado por “doentes infetados e com necessidade de cuidados médicos devido a outras patologias” e “doentes em fase de convalescença, após infeção”.

Esta transformação “permitirá aliviar a pressão sobre os dois principais hospitais públicos da cidade [Centros Hospitalares de São João e Universitário do Porto (Santo António)] que têm estado na primeira linha de atuação à doença”, sublinha a autarquia.

As instalações e camas daquele que é “o primeiro hospital especial para combater a epidemia de covid-19 montado no Porto” estão a ser montadas pela Câmara Municipal com o apoio do Exército Português. No total estão a ser montadas “27 enfermarias no piso superior, havendo lugar para mais enfermarias e salas de contenção no piso inferior”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Importante referir ainda que, de acordo com a nota divulgada, a Câmara Municipal do Porto, o Centro Hospitalar Universitário do Porto e o Centro Hospitalar de São João, são responsáveis pela logística, enquanto a gestão hospitalar desta unidade fiará a cargo do Conselho Regional da Ordem dos Médicos.

Recorde-se que o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota estava inicialmente reservado para funcionar como centro de acolhimento de idosos que tenham de ser deslocalizados dos lares da cidade. Contudo, a Diocese do Porto disponibilizou o Seminário de Vilar para tal efeito, que conjuntamente com a Pousada da Juventude, “será suficiente para cumprir o programa de isolamento após os rastreios”, assegura o município.

Foto: Miguel Nogueira | CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem