CIN - VinylMatt

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

Os próximos dias são de muito calor e a VIVA! sabe que os nossos leitores já só querem estar na praia e esplanadas.. Ainda assim há muitos eventos a acontecer no Grande Porto para fugir à confusão e ao calor, aproveitando o seu tempo livre da melhor forma!

Desfrute das noites quentes de verão e vá até à Torre dos Clérigos. A iniciativa «Clérigos by Night» está de regresso e é possível subir, entre as 19 horas e as 23h0, até 16 de outubro. As subidas fazem-se em grupos até 35 pessoas, espaçados a cada 30 minutos, sendo a última subida às 22h30.
Há um valor promocional para o conjunto da subida à Torre com a assistência ao espetáculo «Spiritus», uma apoteose de luz e som em plena Igreja dos Clérigos.
Todos aqueles que subirem à ao cimo da Torre vai viver inesquecíveis numa vista praticamente a 360 graus.

CONCERTOS

The Brook Trout
“Matador”, o primeiro tema a ser escrito para Demolition Derby, registo discográfico mais recente de Minta & The Brook Trout, concentra em si muitos dos temas que percorrem o álbum: paisagens artificiais, a relação com a passagem do tempo, auto-ilusões e desilusões e, finalmente, uma tentativa de fazer as pazes com um certo tumulto interior. A banda fundada por Francisca Cortesão, uma das nossas mais destacadas autoras de canções, conta desde bem cedo com os arranjos minimais de Mariana Ricardo, que conhecemos dos Pinhead Society e também, enquanto actriz, do cinema de Miguel Gomes. Em torno deste duo tem girado um elenco de músicos de grande talento, ora integrando os Brook Trout ora como convidados especiais.
Local: Casa da Música
Data: 7 de julho
Hora: 22h00

Luís Trigacheiro ao Vivo
Dono de uma voz única e poderosa, Luis Trigacheiro, natural de Beja, tem o Alentejo enraizado na sua cultura, na sua personalidade e na sua voz e é isso que faz dele único. A sua voz transborda portugalidade. Depois de ter conquistado o The Voice em 2020, teve alguns dos maiores compositores do País a escrever para o seu primeiro álbum, previsto ser editado em Abril.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 8 de julho
Hora: 21h30

Benjamim
Vias de Extinção, o terceiro álbum de originais de Benjamim, foi editado no final de 2020 e alcançou amplo reconhecimento junto do público e da crítica, tendo marcado presença em mais de uma dezena de listas dos melhores do ano. O disco, que se segue aos aclamados Auto Rádio e a 1986, este último fruto de uma parceria com o britânico Barnaby Keen, foi considerado em 2021 o Melhor Trabalho de Música Popular pela Sociedade Portuguesa de Autores. “Estrada da Luz”, lançado no passado mês de Maio, é o novo single de Benjamim. A disposição solar deste tema opôs-se à pandemia, que ditou a sua exclusão do álbum de estúdio. O músico apresenta-se a solo na Casa da Música para um concerto de voz, piano e guitarra.
Local: Casa da Música
Data: 8 de julho
Hora: 22h00

Sinfónica em Serralves
No âmbito de mais uma iniciativa da parceria entre Serralves e a Casa da Música, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música estreia-se no prado do Parque de Serralves, com páginas magníficas de música que prometem fazer brilhar esta noite de Verão. Um concerto, dirigido pelo premiado maestro venezuelano Carlos Izcaray, diretor musical da Sinfónica do Alabama, que traz de volta ao prado de Serralves grandes noites de música.
Local: Parque de Serralves
Data: 8 de julho
Hora: 22h00

Jazz no Parque
A assinalar este ano a sua 31ª edição, o Jazz no Parque celebra os valores fundamentais da liberdade, diversidade e criatividade com uma programação alargada que reflete isso mesmo. Para isso, convidámos músicos que são para nós um paradigma de visão e independência, artistas que projetam forte a sua própria voz, expandindo as possibilidades da música para gerações futuras. Diferentes linhagens estéticas, gerações e nacionalidades, unidas por um traço comum – uma abertura incondicional a diversas linguagens e influências.
Local: Parque de Serralves
Data: 9 de julho
Hora: 18h00

Seu Jorge e Daniel Jobim
Seu Jorge e Daniel Jobim trazem ao palco da Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, um concerto muito especial, que vai revisitar a obra de Antonio Carlos Jobim, um dos mais importantes artistas da música popular brasileira. O repertório deste espetáculo, terá as exaltações de Tom ao amor e ao Rio de Janeiro, as parcerias com Vinícius de Moraes e de tantos outros como está patente nas suas obras Corcovado, Garota de Ipanema, Luíza, Eu Sei Que Vou Te Amar, Lígia, A Felicidade, entre muitos outros sucessos
Local: Super Bock Arena
Data: 9 de julho
Hora: 21h30

Música no Jardim do Morro
A iniciativa «Música no Jardim do Morro» está de volta a este emblemático espaço de Vila Nova de Gaia. Os concertos, de entrada livre, irão decorrer sempre ao fim de semana. Os Samba sem Fronteiras vão por “toda a gente a dançar, num final de tarde que promete ser memorável”. “Esta roda de samba nasceu da iniciativa de alguns brasileiros residentes em Portugal, procurando manter viva a chama do samba de raiz e da música brasileira”.
Local: Jardim do Morro
Data: 10 de julho
Hora: 18h30

Leon Bridges
Leon Bridges faz parte de uma tradição de grandes vozes da soul que têm o condão de conquistar o coração do público português. Uma voz que se move por territórios como o jazz e o r&b, sem nunca deixar de surpreender, como acontece no seu último disco, Gold-Diggers Sound, editado em 2021. Este último registo leva-o agora numa tour que inclui Portugal, onde tem à sua espera um público ansioso por ouvir também estas novas canções ao vivo.
O artista, nomeado para o Grammy nas categorias de Melhor Disco de R&B e de Melhor Atuação de R&B, atua dia 12 de julho, no Coliseu Porto Ageas.
Local: Coliseu do Porto
Data: 12 de julho
Hora: 20h00

Nick Mason’s Saucerful of Secrets
Não perca o “Saucerful of Secrets” de Nick Mason, o supergrupo formado pelo baterista do Pink Floyd para tocar as primeiras músicas da banda. Com Nick Mason na bateria, o line-up inclui Gary Kemp do Spandau Ballet, Lee Harris dos Blockheads, Guy Pratt e Dom Beken.
Nick Mason é o único membro dos Pink Floyd a ter tocado em todos os álbuns de estúdio da banda, voltando assim aos primeiros registos do grupo. O “Saucerful of Secrets”, de Nick Mason surgiu depois de ter esperado quase um quarto de século para que os Pink Floyd se reunissem.
Local: Super Bock Arena
Data: 12 de julho
Hora: 21h30

Filho da Mãe
O regresso de Filho da Mãe é uma conquista. Para ele próprio, Rui Carvalho, e para nós todos. Tendo atravessado da pior maneira uma pandemia transformada em túnel sem saída aparente, o músico viu a luz que foi cintilando no seu fim misturar-se com várias ficções, tormentos, dúvidas e incertezas. A certa altura, essa confusão entre o que seria ou não real acabou por servir de inspiração, uma incerteza que se multiplicou na hipótese bem credível de vários discos editados, entre o anjo acústico e o demónio eléctrico. A espera tornou-se uma obrigação e, agora, no fim de tudo, Rui confessa que adiar foi a melhor opção de todas, para sair vivo do túnel e criar, da dor e do tempo, a música de que Filho da Mãe precisava.
Local: Casa da Música
Data: 14 de julho
Hora: 22h00

EXPOSIÇÕES

Entrelaçar
Não perca a última oportunidade de visitar a imponente Pequi Tree, escultura em ferro fundido de 32 metros de altura, e as várias esculturas da série Roots [Raízes] de Ai Weiwei, um do mais reconhecidos artista do nosso tempo, em exposição em vários locais do Parque de Serralves. A exposição Entrelaçar/Intertwine reflete a preocupação do artista, pensador e ativista com o ambiente e, mais especificamente, com a desflorestação da Mata Atlântica brasileira, abordando o conceito de árvore como fenómeno biológico e como metáfora.
Local: Parque de Serralves
Data: Até 10 de julho

25 Anos – 25 Cartazes
A 25 junho de 2022 o Centro Português de Fotografia completa 25 anos de existência.
Em duas décadas e meia de vida, a instituição passou por muitas alterações orgânicas, mas manteve sempre uma programação expositiva de referência.
Com a missão de divulgar o património arquivístico fotográfico, foi visitado por centenas de milhares de pessoas, tendo já ultrapassado a marca de 1 milhão de visitantes. Assim, para assinalar o aniversário, selecionaram-se 25 cartazes das mais de 500 exposições que o CPF produziu.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: Até 31 de julho

Abílio – José Santos – Revelação II por índole, a experimentação
Com curadoria de Cláudia Melo e consultoria científica de Rui Torres (na componente da arte postal) a exposição é composta por cerca de 200 peças que se apresentam através de diferentes tipologias e técnicas como o desenho a gravura, a litografia, a monotipia, a pintura e as correspondências postais, selecionadas de entre o arquivo familiar do artista, completando-se com outros arquivos particulares essenciais (César Figueiredo, Fernando Aguiar e Galeria Alvarez/Jaime Isidoro).
Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo.
Local: Fórum da Maia
Data: Até 23 de outubro
Hora: Terça a domingo, das 10h00 às 22h00

ESPETÁCULOS

Ils nous ont oubliés
Séverine Chavrier adapta para a cena Das Kalkwerk (1970), um dos primeiros romances do escritor e dramaturgo austríaco Thomas Bernhard. Um casal isola-se do mundo perdendo-se na paisagem glacial de uma mina de gesso: ele quer escrever um livro sobre a audição; ela, doente, está totalmente dependente dele. Vivem num inferno conjugal, dominado pela chantagem, vizinho da morte. Ao inventar, face ao romance, a personagem de uma enfermeira, a encenadora francesa adensa esta relação de violência. Farsa tingida pela melancolia e pelo desespero, Ils nous ont oubliés investe no jogo entre a cenografia, o vídeo e o tratamento sonoro para nos devolver o curto-circuito mental dos protagonistas, onde a enfermidade surge como um espelho da ruína do ideal artístico. Séverine Chavrier define o espetáculo como um poema musical. Nesta ode à esterilidade ressoa todo o humor e pessimismo de Bernhard.
Local: Teatro Nacional de São João
Data: 8 e 9 de julho
Hora: 19h00

Mafalda Creative – Rainha da Net ao vivo
Mafalda Creative é atualmente uma das maiores Youtubers e um fenómeno do entretenimento a nível nacional. Em “Rainha da Net – Ao Vivo” apresenta-nos pela primeira um espetáculo ao vivo com um conteúdo que irá muito além da sua realidade online.
Um formato disruptivo, em que o stand up comedy ganha uma nova dimensão, aliando-se à música e a momentos de interação e participação do público e convidados de renome, recorrendo a uma forte componente luz e imagem, sempre no registo de proximidade e humor que lhe é tão característico.
Local: Super bock Arena
Data: 8 e 9 de julho
Hora: 21h00; 19h00

Monólogos da Vacina
João Baião é sinónimo de alegria, energia e boa disposição.
Refletindo todos estes elementos neste espetáculo que idealizou. Não se deixe enganar pelo nome, é um Monólogo que rapidamente passa a uma eletrizante sequência de diálogos, coreografias, canções e cenas recheadas de humor, temas atuais tudo envolvido numa cenografia contemporânea, pensada para adaptar-se a cada número, criando um novo espaço cénico a cada cena. Uma autêntica explosão de luz, vídeo e dança!
Conta com um elenco de Bailarinos e Atores queridos do grande público, juntos nestes “Monólogos da Vacina” brevemente num teatro perto de si.
Local: Coliseu do Porto
Data: 8 e 9 de julho
Hora: 21h30

Nuno Rodrigues tira coelhos da cartola
As noites de magia no MAR Shopping Matosinhos têm sido concorridas, continuando a exibir os truques de alguns dos melhores ilusionistas do país. Com mais de 20 anos de experiência no mundo do espetáculo, o ilusionista deu os primeiros passos nesta arte com apenas seis anos, inspirado pelo mestre David Copperfield e pelo conceituado mágico português Luís de Matos. Participou em festivais internacionais de artes mágicas e foi finalista do programa “Got Talent Portugal”, da RTP.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 9 de julho
Hora: 21h00
Soirée de Bailado – 2ª edição
Encontro de escolas de dança que reflete o trabalho feito pelos seus alunos ao longo do ano. Um festival de dança nas várias áreas que a compõem: ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea, carácter, aéreos e flamenco.
Para quem gosta de dança, um festival imperdível.
Local: Coliseu do Porto
Data: 10 de julho
Hora: 19h00

O Amor é tão simples
Depois de uma temporada de sucesso em Lisboa, com várias apresentações lotadas, O Amor é Tão Simples, a comédia encenada e protagonizada por Diogo Infante, chega ao Porto para 4 apresentações únicas no Coliseu Porto Ageas.
No original Present Laughter, esta comédia, escrita em 1939, celebra o lendário espírito livre do dramaturgo Noël Coward. Amplamente considerada como a peça mais autobiográfica do autor, teve a sua estreia em 1942, interpretada pelo próprio. Peter O’Toole, Douglas Fairbanks Jr., Frank Langella e mais recentemente, Andrew Scott, em Inglaterra, e Kevin Kline, nos EUA, são alguns dos atores que vestiram a pele do famoso Garry Essendine em produções no Reino Unido e no outro lado do Atlântico.
Local: Coliseu do Porto
Data: 14 de julho
Hora: 21h00

MERCADO

Mercado do Vilar
O Espaço t volta a abrir as portas da sua sede, com novos produtos e parceiros, em mais uma edição do Mercado do Vilar transformando-a, assim, num verdadeiro mercado de produtos de excelência. Este Mercado, conta já com um público habitual, volta a disponibilizar para venda um conjunto muito variado de produtos que algumas das mais relevantes empresas portuguesas oferecem ao Espaço t.
Local: Espaço t
Data: 9 de julho
Hora: Das 10h00 às 19h00

MAIS NOVOS

Oficina criativa ‘Esta marca não nos pertence’
Oficina criativa ‘Esta marca não nos pertence’ transporta arte contemporânea em exposição no Espaço João Espregueira Mendes para as atividades de qualidade reconhecida do Serviço Educativo do Museu FC Porto. Através do poder da observação e da exploração de cores e texturas, as crianças vão meter as mãos e… os pés à obra nas suas próprias criações, ajudadas pelos adultos.
Na Terra do Dragão (Museu FC Porto) papel, tinta e muita criatividade fazem parte deste evento criativo, pedagógico, divertido e com a marca de qualidade do Serviço Educativo do Museu FC Porto. A exposição Este mundo não nos pertence reúne pintura, escultura e fotografia de autores nacionais e estrangeiros referenciais e revela tendências na arte contemporânea desde o final do século XX até à atualidade.
Local: Museu do Futebol Clube do Porto
Data: 10 de julho
Hora: Das 10h30 às 12h00

Atelier de Educação Ambiental
Muitas vezes, quando sais com a família e amigos para ir brincar no jardim ou mesmo fazer um piquenique, não resistes em levar para casa um pouco da natureza que te fascina. O problema é que as folhas e flores que apanhas no chão acabam por murchar. Uma forma de as manteres para sempre é, com elas, criares o teu fóssil. Os fósseis são restos de seres vivos preservados em diversos materiais e que, dessa forma, contribuem para que conheçamos a evolução do nosso Planeta. Num atelier de Educação Ambiental em que poderás participar nos “Dominguinhos” do MAR Shopping Matosinhos, vais aprender a criar um fóssil para preservares flores e plantas que um dia gostarás de recordar. Por fim, só terás de fazer um pequeno furo no teu fóssil, colocar um fio e pendurar.
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 10 de julho
Hora: Das 11h00 às 12h30

O Cavaleiro em Terras de Oriana
Fica a Norte e faz frio. É apenas o que sabe! Num castelo mais afastado do centro da vila, vive um jovem Cavaleiro rodeado de sonhos. Neles habitam todos pensamentos, todas as histórias lidas de livros que foi recebendo desde de criança. A cada ano, sua vontade aumentava e por isso decidiu ir à descoberta… A sua viagem ia ser a sua maior aventura até então. Tudo estava planeado, cruzar a floresta, na qual sabia que estava protegido. Vivia lá a Fada dos Bosques e com a sua presença todos se sentiam seguros: pessoas, animais e… Por falar em animais.. Sim, verdade! Temos um Peixe, o Phelps… Bem! Não sabemos, ou sabemos e não vamos revelar, se o cavaleiro chegou ao seu destino, se o Peixe conseguiu o que queria e se a Fada protegeu-os como deveria mas damos uma ajuda: O trabalho de equipa sempre é recompensado!
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 10 de julho
Hora: 16h00

FILMES

Na Penumbra
Título Original: Sutemose
De: Sharunas Bartas
Com: Arvydas Dapsys, Marius Povilas Elijas Martynenko
Género: Drama
Classificação: M16
Outros dados: 128 minutos
Lituânia, 1948. A guerra terminou e o país está em ruínas. Untė, de 19 anos, é membro de um movimento Partisan, de resistência à ocupação soviética. Eles não combatem em igualdade de circunstâncias, mas será essa luta desesperada que determinará o futuro de toda a população. Na flor idade, Untė irá conhecer a violência e a traição. As fronteiras entre a paixão ardente da sua juventude e a causa pela qual luta são ténues. Unté luta incondicionavelmente, mesmo que isso signifique perder a sua inocência.

Thor: Amor e Trovão
Título Original: Thor: Love and Thunder
De: Taika Waititi
Com: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Christian Bale
Género: Aventura
Classificação: M12
Outros dados: 119 minutos
Thor empreende uma jornada diferente de tudo o que já enfrentou – a procura pela paz interior. Mas a sua reforma é interrompida por um assassino galáctico conhecido como Gorr, o Carniceiro dos Deuses, que procura a extinção de todos os deuses. Para combater a ameaça, Thor pede a ajuda da “Rei Valkiria”, de Korg e da ex-namorada Jane Foster como a Poderosa Thor que – para surpresa de Thor – empunha inexplicavelmente o seu martelo mágico, Mjolnir. Juntos, eles embarcam numa angustiante aventura cósmica para descobrir o mistério da vingança do Carniceiro dos Deuses e detê-lo antes que seja tarde demais.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes