PUB
Recheio 2024 Institucional

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

A VIVA! reuniu as melhores sugestões para os próximos sete dias no Grande Porto. Veja as várias opções e escolha de que forma irá aproveitar os seus tempos livres.

Entre concertos, exposições ou até mesmo a estreia de filmes, o difícil será decidir…

Caso seja adore tirar fotografias e ter um feed de instagram bonito veja a nossa reportagem sobre os sítios mais instragramáveis do Porto. Use o seu tempo livre para passear por estes locais e fazer fotografias que mais podem parecer verdadeiros postais.

CONCERTOS

A Voz do Rock convida Kalú
Neste concerto especial, os ‘avós do rock’ sentem-se honrados em partilharem o palco com Kalú, um dos mais emblemáticos e enérgicos bateristas do rock português, que se destaca pela sua passagem pelo projeto Palma’s Gang e percurso de, exatamente, 44 anos na banda Xutos e Pontapés.
Local: M.Ou.Co
Data: 21 de abril
Hora: 21h

Darmstadt: O Jardim Religioso?
A figura de Karlheinz Stockhausen tutelou e alimentou as vanguardas do pós-Segunda Guerra Mundial. Este concerto apresenta obras deste e de compositores da sua esfera. A espacialidade sonora de Stop contrasta com as texturas das Notations do francês Pierre Boulez, amigo/rival de Stockhausen. As vanguardas italianas lideradas por Bruno Maderna emergem com uma obra muito particular, Giardino Religioso. Três compositores e maestros que colaboraram na transformação da música dos nossos dias.
Local: Casa da Música
Data: 22 de abril
Hora: 18h

Peixe-Boi
“Peixe-Boi”, junção provável de três amigos que partilham gostos e ideias musicais. A música parte maioritariamente de fragmentos melódicos, formas específicas ou texturas subtis, submetidas ao improviso e à procura conjunta de liberdade dentro de contextos mais estruturados.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 22 de abril
Hora: 19h e 21h30

Mariana Dalot
A cantora e compositora Mariana Dalot apresenta “círculo” ao vivo no Porto, o seu álbum de estreia que inclui os singles “no final”, “coisas simples” e “contigo”. O alinhamento destes concertos integra as canções do disco de estreia de Mariana Dalot assim como alguns originais dos cantores que a acompanham em palco. Um espetáculo intimista que apela às emoções de quem escuta estas canções na interpretação única da sua autora.
Local: Coliseu do Porto
Data: 23 de abril
Hora: 18h

EXPOSIÇÕES

NAZA10, de Jorge Leal
“Naza 10” é o título da exposição há muito aguardada e que teve a sua primeira edição na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial – a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. O espólio agora exposto no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, é da autoria de Jorge Leal que, desde o primeiro dia, esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiram o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 30 de abril

Purga
Em “Purga”, exposição de desenhos de Agostinho Santos, exalta-se a
limpeza-espiritual associada à Páscoa, numa purificação ligada ao
ciclo de morte e ressurreição. Tem a curadoria de Valter Hugo Mãe.
Local: Igreja dos Clérigos
Data: até 30 de abril

Os Insubmissos
“A barbárie e a insensatez do ataque russo são inacreditáveis, mesmo quando as vejo com os meus próprios olhos. O bombardeamento de residências civis, os disparos dos tanques à queima-roupa sobre casas e hospitais, o assassínio de não-combatentes em áreas ocupadas militarmente, fazem parte das tácticas usadas numa guerra que foi desencadeada sobre um estado soberano vizinho e não ameaçador…”. Trabalho incontornável sobre a guerra da Ucrânia, de James Nachtwey, uma lenda viva do fotojornalismo.
Local: Centro Português de Fotografia
Data: até 30 de abril

As Ilhas são Pessoas
Ninguém entende melhor a vida destes locais como os seus residentes, este registo fotográfico pretende transmitir a essência e o sentido de comunidade que ainda se vive nas ilhas desta freguesia, dignificando assim a sua identidade. As ilhas são as pessoas, e mesmo enfrentando as adversidades e problemáticas da sociedade atual, os laços comunitários ainda permanecem. Esta exposição resulta de um projeto que se encontra em contínuo desenvolvimento, cujo objetivo é a preservação da memória futura e a valorização social da identidade destas comunidades que tanto caracterizam a cidade do Porto.
Local: Junta de Freguesia do Bonfim

ESPETÁCULOS

DDD 2023 / Never Odd or Even
Never Odd or Even, que poderia ser livremente traduzido por “nem par, nem ímpar”, traz para o palco o resultado da colaboração de dois duos: Filiz Sızanlı & Mustafa Kaplan, da Turquia, e Sofia Dias & Vítor Roriz, de Portugal. Através de jogos de palavras, voz, movimento e gesto, os dois duos exploram ideias de duplicidade e de relações em espelho.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 21 e 22 de abril
Hora: 19h30; 17h

A Última Gravação de Krapp
Krapp está na cabeça de Krapp que está na cabeça de Krapp. Recorre a um gravador de bobines para resgatar, a cada aniversário, “o que esquecer não se pode”. Liga, desliga e volta a ligar; rebobina ou faz avançar a fita, insistindo em algumas passagens e elidindo outras. A memória opera por descontinuidades, contém falhas impossíveis de colmatar. Em A Última Gravação de Krapp, a voz gravada confunde-se com a vida, ou a vida não é mais do que a escuta que a voz faz de si mesma? Nuno Carinhas regressa àquela que é, nas suas palavras, “provavelmente a peça mais nostálgica, melancólica e lírica de Samuel Beckett”.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: até 23 de abril
Hora: 16h, 19h e 21h

DDD 2023 / dalila
dalila é uma possibilidade. É a procura de uma identidade que provoca outras tantas. É uma homenagem que se projeta, como num espelho, para o futuro. dalila é a possibilidade de um “corpo entendido como um sistema afectivo de formação, transformação, incorporação e dispersão” que resiste.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 25 e 26 de abril
Hora: 17h; 17h00 e 19h30

Longa Jornada Para a Noite

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Eugene O’Neill compôs esta “peça de antigas penas, escrita a lágrimas e sangue” entre 1939 e 1941, mas a autobiográfica Longa Jornada Para a Noite só seria publicada e representada postumamente, em 1956, a pedido do autor. Da tradutora Luísa Costa Gomes ao encenador Ricardo Pais, da atriz Emília Silvestre aos atores João Reis e Pedro Almendra. Um ensemble capaz de conferir espessura a estas criaturas a um tempo vulneráveis e implacáveis, sarcásticas e melancólicas, gagas e eloquentes. “Gaguejar é a eloquência nativa da nossa gente, o povo do nevoeiro.”
Local: Teatro Nacional São João
Data: até 7 de maio
Hora: várias sessões às 16h, 19h e 21h

MAIS NOVOS

Pela Ponta do Nariz
“Pela ponta do nariz” é uma homenagem à obra de
Luísa Ducla Soares que junta a bicharada, lengalengas ao desafio e
poemas gulosos para encher a barriga. Para famílias e crianças dos 4
aos 12 anos.
Local: Coliseu do Porto
Data: 23 de abril
Hora: 10h30

Oficina criativa Páginas de Liberdade
Com a ajuda dos adultos, as crianças vão criar livros originais, recorrendo a técnicas muito especiais e curiosas, como a encadernação de costura portuguesa. Criatividade e conhecimento vão combinar na perfeição neste evento.
Local: Museu Futebol Clube do Porto
Data: 23 de abril
Hora: 10h30 às 12h

Atelier de educação ambiental – Ecossistema sustentável
Para comemorar o Dia Mundial da Terra vamos criar um ecossistema sustentável reutilizando frascos de vidro, terra e plantas. Será que uma planta consegue sobreviver num ambiente fechado? Vamos descobrir que com apenas a energia da luz, o nosso ecossistema consegue estar em equilíbrio e manter-se vivo.
Local: MAR Shopping
Data: 23 de abril
Hora: entre as 11h e as 12h30

OUTROS EVENTOS

Dias da Memória
No âmbito da celebração dos 100 Anos do Parque de Serralves, a Fundação está a promover um projeto de recolha de memórias e testemunhos com a colaboração do programa Memória para Todos. Neste contexto irão celebrar-se na Quinta de Serralves, os Dias da Memória. Este encontro pretende reunir todas de pessoas que tem acompanhado e “vivido” o Parque de Serralves, partilhando as suas perceções sobre as formas como este espaço as toca e influencia.
Local: Serralves
Data: 21 e 22 de abril
Hora: 9 às 19h

Chocolate com letras
Ao longo de cinco dias, o livro vai ser rei, mas não vai faltar um programa de animação paralelo, devidamente «regado» com chocolate.
Local: Parque Vale do Leça
Data: de 21 a 25 de abril

Dia Mundial da Terra
No âmbito das comemorações dos 40 anos de atividade do Parque Biológico de Gaia, em 2023 estão previstos diversos dias comemorativos e dois festivais com dias abertos. O próximo dia aberto será este sábado, Dia Mundial da Terra, com dispensa de pagamento do valor das entradas para todos os visitantes e duas atividades programadas: Atelier «Contos para pensar a Terra» por Virgínia Millefiori; Atelier «Contos na Natureza» por Kiara Terra. As inscrições são obrigatórias no próprio dia, antes das respetivas atividades, na receção do Parque Biológico.
Local: Parque Biológico de Gaia
Data: 22 de abril
Hora: 10h às 19h

Agustina e as Artes a sua relação com a arte contemporânea
Assinalando o encerramento de Uma Exposição Escrita: Agustina Bessa-Luís e a Coleção de Serralves, Serralves organiza uma conversa em que se discutirá a relação da escritora com a arte contemporânea, nomeadamente através de uma revisitação dos textos que dedicou ao trabalho de três nomes fundamentais da arte portuguesa do século XX: Graça Morais, Paula Rego e Maria Helena Vieira da Silva.
Local: Biblioteca Serralves
Data: 22 de abril
Hora: 15h

Visita Orientada especial no Museu
Com o foco na área temática Azul ao Fundo do Túnel (exposição permanente), a viagem no tempo percorre os dias da ditadura que prevaleceu no país entre 1926 e 1974 e permite observar as marcas desse período na vida do FC Porto. Os símbolos e as consequências da Censura no quotidiano nacional, o sucesso desportivo quase limitado aos clubes da capital e o Portugal das colónias ultramarinas fazem parte desta abordagem à memória coletiva.
Local: Museu Futebol Clube do Porto
Data: 25 de abril

FILMES

Sombras Brancas
Título Original: Sombras Brancas
De: Fernando Vendrell
Com: Rui Morisson, Natália Luísa, Rafael Gomes
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 114 minutos
Aos 71 anos, José Cardoso Pires sofreu um acidente vascular cerebral, perdendo a capacidade de se relacionar com o mundo e de reconhecer ou sequer articular palavras. Lugares, situações e personagens passaram a fundir-se numa mistura entre a vida real, a ficção e a sua memória, num mundo luminoso e quase sem sombras. Entre sombras brancas e palavras difusas, entramos no mundo do escritor para nos cruzarmos com referências e personagens do seu mundo literário, como Alexandra Alpha, mas também da sua vida.

Nação Valente
Título Original: Nação Valente
De: Carlos Conceição
Com: João Arrais, Anabela Moreira, Miguel Amorim e Ivo Arroja
Género: Histórico
Classificação: M14
Outros dados: 120 minutos
A história começa em 1974, apenas um ano antes da independência do país após séculos de domínio português. Os portugueses e os seus descendentes estão a deixar o país enquanto os revolucionários angolanos reclamam gradualmente a terra. Uma rapariga mumuíla descobre o amor e o perigo quando o seu caminho se cruza com o de um militar português e um grupo de soldados isolado do mundo exterior, cumpre cegamente as ordens brutais do comandante, em nome da Pátria.

O Despertar
Título Original: Evil Dead Rise
De: Lee Cronin
Com: Lily Sullivan, Alyssa Sutherland, Morgan Davies e Nell Fisher
Género: Terror
Classificação: M18
Outros dados: 120 minutos
Beth visita a irmã mais velha Ellie, que cria três filhos sozinha num acanhado apartamento em Los Angeles. A reunião das irmãs é encurtada pela descoberta de um livro misterioso nas entranhas do edifício de Ellie.

Medida Provisória
Título Original: Medida Provisória
De: Lázaro Ramos
Com: Alfred Enoch, Taís Araújo, Seu Jorge e Adriana Esteves
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 94 minutos
Num futuro alternativo, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que visa obrigar os cidadãos negros a migrar para África. A nova lei afeta a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a do seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Juntos, decidem resistir à medida imposta, criando um movimento de resistência que vai inspirar a nação.

Os Mundos de Mia: O Filme
Título Original: Mia and Me: The Hero of Centopia
De: Matthias Temmermans e Adam Gunn
Com: Julian Maroun, Bettina Kenney, Margot Nuccetelli e Elisa Boyd
Género: Animação
Classificação: M3
Outros dados: 82 minutos
Mia é novamente chamada ao mundo fantástico de Centopia, onde conhece Iko, um elfo da ilha de Lotus que precisa da sua ajuda. Toxor, um vilão monstruoso, parecido com um sapo, está a tomar conta da ilha com a sua magia negra, transformando os habitantes num exército sem vontade própria. Mia, com os seus velhos e novos amigos, segue os passos da mítica heroína de Centopia para unir três antigas pedras mágicas com o poder de derrotar Toxor. Na viagem, travam amizade com um unicórnio enquanto lidam com o irritante e fiel exército de Toxor.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem