Mais uma sexta-feira recheada de boas sugestões para os próximos dias. Opções não faltam e o difícil vai ser mesmo escolher. Se mesmo assim não ficar convencido com nenhum destes eventos passe pela nossa Agenda Cultural e consulte toda a programação nos locais mais emblemáticos da cidade do Porto…
Se é fã de ciclismo aproveite para assistir à prova «Porto Gaia Granfondo», que acontece este domingo, dia 2 de abril. O vai unir as duas cidades, num percurso que levará os participantes a pedalar por algumas das mais belas estradas da região Norte de Portugal, junto às margens dos rios Douro e Paiva. A partida está marcada para as 9h, na Avenida Gustavo Eiffel, junto à ponte Luís I, e a chegada no Quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
CONCERTOS
Orquestra Sinfónica e Coro Casa da Música · Concertos de Páscoa
O tom sombrio e escuro da Música fúnebre maçónica de Mozart, onde escutamos uma citação do Requiem de Michael Haydn, não podia ser mais contrastante com o ambiente festivo do Exsultate, jubilate, moteto predilecto que nos dá a ouvir a voz da aclamada soprano ucraniana e solista da Ópera de Frankfurt, Kateryna Kasper. No repertório operático, Parsifal, na sua demanda épica pelo Santo Graal, tem uma ligação germinal com a Páscoa, razão pela qual se inclui neste programa. Merece destaque a presença do barítono Christian Miedl para dar voz ao personagem Amfortas, Rei dos Cavaleiros do Santo Graal.
Local: Casa da Música
Data: 31 de março
Hora: 21h30
Vampiro Submarino apresenta “Tempo Para Nada”
De ideias simples que foi tendo enquanto tocava guitarra, Paulo Zé Pimenta, a.k.a PZ, viu crescer em si a vontade de criar uma banda de jazz, após o que desafiou o Small Trio a estruturar e arranjar com ele as músicas que dariam corpo ao Vampiro Submarino. Nasceu assim “uma personagem fora do baralho” e um tecido musical vintage, “um take moderno dos novos anos 20”, com letras sobre o dia-a-dia cantadas num estilo “corridinho e portuguesinho, descomplexado e divertido”.
Local: Casa da Música
Data: 31 de março
Hora: 22h45
Novos Talentos – Mateus Barros
Natural do Porto, Mateus Barros inicia o estudo de piano aos 6 anos, com o Prof. Nuno Caçote, e em 2014, ingressa na classe da Prof.ª M.ª José Souza Guedes, no Conservatório Música do Porto, até à conclusão do 12º ano. Neste momento, estuda com o Prof. Paulo Oliveira na ANSO–Metropolitana. Aluno distinto do Conservatório, obteve classificação máxima em todas as provas finais e mais de três dezenas de prémios, em concursos nacionais e estrangeiros. Foi ainda distinguido com 2 prémios revelação e distinção.
Local: Rivoli
Data: 1 de abril
Hora: 17h
Cultura em Expansão: MSHR
MSHR é o nome do coletivo dos artistas visuais e músicos Birch Cooper e Brenna Murphy, um projeto de colaboração centrado na construção e exploração de sistemas eletrónicos escultóricos, composições cibernéticas que tomam forma em instalações e performances cerimoniais. Durante a última década, percorreram o mundo com performances ao vivo, únicas e improvisadas.
Local: Associação de Moradores da Bouça
Data: 6 de abril
Hora: 19h30 às 20h30
EXPOSIÇÕES
Pintar a Luz, Viver a Cor
Numa iniciativa do Município de Gaia, com o apoio da Fundação Manuel Cargaleiro, cerca de sessenta obras foram criteriosamente selecionadas para integrar uma exposição única e absolutamente representativa da obra a óleo de Manuel Cargaleiro. Em «Pintar a Luz, Viver a Cor» percebe-se como o carácter radioso do Mestre Cargaleiro se mescla na paleta, para ocupar naturalmente o tempo e o espaço de uma tela, dando a conhecer uma realidade não visível, através de uma linguagem verdadeiramente singular e irresistivelmente sedutora.
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: de 1 de abril até 18 de junho
Isolino Vaz. Um Traço Inconfundível (1922-1992)
No âmbito do Centenário do nascimento do Mestre Isolino Vaz, esta exposição sublinha tal efeméride e traz à memória coletiva a personalidade, a arte e o essencial que caracterizou a sua vida exemplar. Estarão expostas pinturas a óleo, retratos em vários suportes, incluindo peças a carvão e postais ilustrados, desenhos, estudos dos vitrais da Igreja do Monte da Virgem, ilustração (livros), peças de escultura, medalhas e fotografias.
Local: Biblioteca Pública Municipal de Gaia
Data: até 22 de abril
NAZA10, de Jorge Leal
“Naza 10” é o título da exposição há muito aguardada e que teve a sua primeira edição na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial – a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. O espólio agora exposto no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, é da autoria de Jorge Leal que, desde o primeiro dia, esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiram o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
Local: Espaço Corpus Christi
Data: até 30 de abril
Humano, ainda demasiado humano
A celebrar o quarto ano de atividade, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), no Museu Futebol Clube do Porto, marca a estreia da importante coleção Norlinda e José Lima na cidade do Porto. ‘Humano, ainda demasiado humano’ é uma inédita oportunidade de contactar com autores internacionais a partir de obras de arte contemporânea selecionadas para o EJEM por Miguel von Hafe Pérez, curador desta sala de exposições temporárias, já visitada por mais de 50 mil pessoas, desde 2019.
Local: Museu FC Porto
Data: até 30 de setembro
ESPETÁCULOS
Até que a Sogra nos Separe
Beto e Bia, o casal da nossa história, enfrentam a sua primeira grande crise a dois. A situação complica-se quando o cunhado de Beto – um viciado em não fazer nada – decide aparecer na casa dele sem ser convidado. Mas as visitas inesperadas não acabam aqui, e o inferno do casal fica completo com a chegada da mãe de Beto. Dona Gioconda, uma mulher que fez fortuna no Brasil, chega para passar apenas uns dias com o filho, mas traz roupa para dois anos. Manipuladora e intrometida, ela aproveita a instabilidade do relacionamento do casal para separá-los de vez.
“Até que a sogra nos separe”, uma comédia cheia de momentos hilariantes e que promete muitas gargalhadas, e que aborda crises amorosas, diferenças sociais, confusões familiares e amor de mãe.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 31 de março, 1 e 2 de abril
Hora: 21h e 16h
El Conde de Torrefiel – Una imagen interior
O conceito de realidade é na sua essência problemático enquanto construção maleável e em constante movimento na tarefa humana de emancipação da natureza. O artefacto apresentado no espaço teatral, um lugar primitivo da ficção, tenciona representar uma resolução impossível de invocar em palco a energia – poderosa e na sua essência conflituosa – da existência.
Local: Rivoli
Data: 31 de março e 1 de abril
Hora: 19h30
Palcos Instáveis – Margarida Constantino
Margarida Constantino é uma coreógrafa e bailarina natural do Porto. É licenciada pela Universidade de Artes Artez, em Arnhem, com uma especialização em teoria e investigação artística pelo programa Honors.
Um “sem depois” em sagração. Uma espécie de elogio póstumo a algo que nunca recebeu o seu devido valor. Em memória do que existiu, a Sagração de quem Era coloca a interação humana com a natureza num prisma de louvor e ficção, num ato de negação, num ensaio acidental de greenwashing. Se o apocalipse fosse o fim, não haveria depois.
Local: Campo Alegre
Data: 1 e 2 de abril
Hora: 21h30 e 17h
As Bruxas de Salém
“As Bruxas de Salém foi um ato de desespero.” Palavras do dramaturgo Arthur Miller sobre a génese desta peça, baseada em factos históricos. Em 1692, na pequena comunidade americana de Salém, mulheres e homens são perseguidos e julgados por bruxaria. O rumor e a mentira incandescem e ninguém parece a salvo da acusação ou da vingança. Estreada em 1953, As Bruxas de Salém foi pensada como um paralelo às trevas do macarthismo que corroíam o coração da América, consumida pela febre anticomunista, que também vitimou Miller.
Local: Teatro Nacional São João
Data: até 2 de abril
MAIS NOVOS
Fitinhas: “Coração de Fogo”
Desde os seus 16 anos que Geórgia ambiciona ser bombeira como o seu pai, Shawn Nolan, um capitão reformado da Corporação de Bombeiros de Nova Iorque, só que infelizmente, em 1928, as mulheres não podiam ser bombeiras. Mas quando um incêndio começa a destruir os teatros da Broadway, com chamas coloridas, todos os bombeiros da cidade desaparecem misteriosamente. O Presidente da Câmara de Nova Iorque convence Shawn a liderar uma equipa de voluntários desajeitados para investigar os fogos mágicos. Geórgia vê uma oportunidade para seguir o seu sonho. Se ela conseguir ajudar o seu pai a parar com os incêndios, vai poder cumprir o seu destino.
Local: MAR Shopping
Data: 1 de abril
Hora: 10h30
Hora do conto – Um Mundo só Meu
Para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial da Consciencilização sobre o Autismo, apresentamos uma história sobre um menino diferente e tão especial. O João, que às vezes parece estar dentro de um mundo onde as portas e as janelas estão fechadas para se defenderem do excesso de sensações, vai descobrir como sair desse mundo com a ajuda das outras crianças.
Local: MAR Shopping
Data: 2 de abril
Hora: entre as 11h e as 12h30
OUTROS EVENTOS
Festa do Chocolate
Local: Frente à PSP Matosinhos
Data: 31 de março até 16 de abril
Hora: de segunda a quinta-feira das 12h às 23h; Sexta-feira das 12h às 24h; Sábado das 11h às 24h; Domingo das 11h às 23h
Berg
O MAR Shopping Food Experience regressa ao palco do espaço de restauração do MAR Shopping Matosinhos, servindo de novo à mesa uma programação cultural e de lazer gratuita, que inclui concertos, noites de magia e tardes divertidas em família, com os melhores espetáculos!
Local: MAR Shopping
Data: 31 de março
Hora: 21h
Caça ao ovo: Peddy Paper De Páscoa
Este ano o Parque de Serralves faz 100 Anos e o coelho da Páscoa fez aqui a sua toca! O desafio lançado por Serralves, nesta Páscoa, às famílias e amigos é um convite à participação num peddy paper que tem como objetivo explorar a biodiversidade do centenário Parque. Conhecer as inúmeras espécies que aqui coabitam e encontrar o ovo da Páscoa escondido pelo coelho são os objetivos desta Caça ao Ovo, que já vai na sua 3ª edição.
Local: Parque de Serralves
Data: 1 de abril
Hora: das 10h às 17h
Cultura em Expansão: Miniconferência sobre democracia, de Rui Tavares
Conferenciando sobre conceitos complexos e assuntos um tanto difíceis do quotidiano, nesta miniconferência dirigida aos mais novos, velhas interrogações tornam-se novas. E para ajudar a desconstruir palavras difíceis, tornando tudo mais simples, estará Rui Tavares, atual deputado na Assembleia da República.
Local: Auditório do Grupo Musical de Miragaia
Data: 2 de abril
Hora: das 11h às 12h
O Principezinho
O Principezinho” “aterra” esta Páscoa no MAR Shopping Matosinhos para mostrar a todos nós que “só se vê bem com o coração”, porque o “essencial é invisível aos olhos”. Entre 6 e 16 de abril, no Atrium (piso 0), o avião do aviador, uma escultura de Principezinho ou um barco de “papel” serão os cenários para fotos de outros planetas. Haverá ainda uma exposição com livros e elementos desta história intemporal e uma área de Stop Motion para as crianças criarem as suas próprias animações alusivas a “O Principezinho”. A entrada é gratuita.
Local: MAR Shopping
Data: até 16 de abril
Hora: 21h
FILMES
Código de Violência
Título Original: White Elephant
De: Jesse V. Johnson
Com: Michael Rooker, Bruce Willis, Olga Kurylenko e John Malkovich
Género: Ação
Classificação: M16
Outros dados: 93 minutos
Quando uma tentativa de assassinato é testemunhada por dois policias, Gabriel Tancredi (Michael Rooker), um antigo fuzileiro ao serviço da máfia, recebe ordens do seu implacável chefe (Bruce Willis) para eliminar toda e qualquer ameaça. Com gangues rivais em confronto cada passo que Tancredi dá coloca vidas em risco… incluindo a sua.
Alice, Darling
Título Original: Querida, Alice
De: Mary Nighy
Com: Anna Kendrick, Kaniehtiio Horn, Charlie Carrick e Wunmi Mosaku
Género: Thriller
Classificação: M14
Outros dados: 90 minutos
Alice reencontra-se com duas amigas de longa data durante um fim de semana no campo para celebrar um aniversário. Subitamente, as amigas deparam-se com a presença do namorado de Alice e descobrem que há algo muito errado naquela relação.
Emily
Título Original: Emily
De: Frances O’Connor
Com: Emma Mackey, Fionn Whitehead, Oliver Jackson-Cohen e Alexandra Dowlin
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 130 minutos
Emily Brönte é uma rebelde desajustada em busca de voz enquanto escreve o futuro clássico da literatura “Monte dos Vendavais”. O filme explora as relações que inspiraram Emily – a relação impulsiva e apaixonada com as irmãs Charlotte e Anne, o primeiro e sofrido amor por Weightman, e a preocupação que dedica ao rebelde e idolatrado irmão Branwell.
Interdito a Cães e Italianos
Título Original: Interdit aux chiens et aux italiens
De: Alain Ughetto
Com: Ariane Ascaride, Luigi Butà, Alain Ughetto
Género: Animação
Classificação: M12
Outros dados: 70 minutos
Início do século XX, em Ughettera, a aldeia natal da família Ughetto, no Norte de Itália. A vida na região torna-se muito difícil e os Ughettos sonham com uma vida melhor no estrangeiro. Transcendendo todas as provações, encontrarão em França o seu porto seguro. Uma viagem no tempo, uma carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Annecy.
Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões
Título Original: Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves
De: Jonathan M. Goldstein e John Francis Daley
Com: Chris Pine, Michelle Rodriguez, Regé-Jean Page e Justice Smith
Género: Fantasia
Classificação: M12
Outros dados: 134 minutos
Líderes de um alegre bando de ladrões bem-intencionados, o bardo Edgin e a guerreira Holga estão na prisão de Revel’s End após um assalto falhado. A dupla foi traída pelo nefasto Forge Fitzwilliam que se aliou à poderosa feiticeira Sofina e levou Kira, a adorada filha de Edgin, para a grande metrópole de Neverwinter, onde, com a ajuda de Sofina, Forge se instalou como governante.